O mês de outubro marcou a 8.ª edição do Mês Europeu da Cibersegurança da União Europeia, que promove a segurança em linha junto dos cidadãos da UE, sob o mote "Pense antes de clicar".
Este ano, a campanha do Mês Europeu de Cibersegurança foi concebida para abordar as questões de segurança em torno da digitalização da vida quotidiana, acelerada pela atual pandemia COVID-19. Incentivando as pessoas a "pensar antes clicar", a campanha de 2020 salienta diferentes temas em matéria de cibersegurança, para ajudar os utilizadores a identificarem ciberameaças e a estarem preparados para as mesmas.
O primeiro tema aborda as "fraudes online" através da partilha de conhecimento sobre as ciberameaças atuais e potenciais. As atividades centram-se, por exemplo, na acesso indevido ao correio eletrónico de empresas e nas fraudes em compras online. Neste sentido, objetivo do tema deste ano passa por incentivar os utilizadores a estarem mais alerta para as fraudes online, quando realizam transações comerciais e pessoais.
O segundo tema centra-se nas "competências digitais", fornecendo atividades educativas para informar o público em geral sobre a segurança da informação. O tema abrange questões relativas à privacidade eletrónica, como a proteção dos dados pessoais, o ciberassédio e a ciberperseguição.
Na nossa escola, os alunos, em particular a turma do 4.º ano foram sensibilizados para estas questões.
Todas mensagens visam promover a importância da ciber-higiene e o estabelecimento de boas práticas na Internet.
Sem comentários:
Enviar um comentário