Na quinta-feira, 5 de novembro, pelas 11h05min, realizou-se um exercício nacional intitulado: "A Terra Treme" para lembrar o que se deve fazer em caso de sismo.
Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
Assim, às 11h05min da manhã, em ambos os edifícios escolares da nossa escola, realizou-se o exercício com a duração de apenas 1 minuto, durante o qual todos executaram os 3 gestos que podem salvar numa situação de sismo: baixar, proteger o corpo e aguardar o fim do sismo.
- Edifício Escolar de Santo António da Serra -
Durante um sismo é importante ficar calmo e protegermo-nos debaixo de uma mesa. Por isso, devemos baixar-nos sobre os joelhos, que é uma posição que evita uma queda e proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos. Por fim, aguardar até que a terra pare de tremer.
Este ano, atendendo à pandemia COVID-19, não evacuámos os edifícios por recomendação das orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Apenas realizámos os três gestos de autoproteção.
Quer saber mais? Consulte os seguintes sítios eletrónicos: A Terra Treme e A Terra Treme Infantil ou veja o seguinte vídeo que os nossos alunos do 3.º ano assistiram.
Sem comentários:
Enviar um comentário