sexta-feira, 6 de novembro de 2020

À descoberta dos sólidos geométricos

Os alunos da turma do 3.º ano andaram a explorar os sólidos geométricos. 
Foi-lhes pedido que trouxessem de casa embalagens vazias de qualquer tamanho e formato. Agradecemos, uma vez mais, a colaboração dos pais nesta recolha.
No ginásio da escola, porque também se aprende fora da sala de aula, cada aluno foi pondo, livremente, as embalagens em dois arcos, colocados intencionalmente pela professora. 

À medida que iam pondo as embalagens, foram se apercebendo e concluindo que: num arco ficavam as embalagens que tinham todas as superfícies planas e no outro as embalagens com superfícies curvas.
Após esta conclusão, atribuíram nomes aos conjuntos: poliedros e não poliedros.
Depois, aproveitaram para explorar e identificar as arestas e os vértices das embalagens.


Já na sala de aula esquematizaram o que aprenderam, relembrando a atividade anterior.
Registar o que se aprende é fundamental.
Cada aluno ficou responsável por construir um sólido com palitos e plasticina (a matemática e a expressão plástica de mãos dadas). Nesta tarefa, aplicaram os conceitos de arestas e vértices.







Curiosamente, ficaram a saber que a base dos sólidos é quem lhes dá o nome.

Sem comentários:

Enviar um comentário