sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Visita encenada ao Solar do Ribeirinho

 Na tarde da terça-feira passada, os alunos do 4º ano foram uns privilegiados, pois fizeram uma visita especial ao espaço do Solar do Ribeirinho, em Machico, um museu onde podemos encontrar, de uma forma bem interessante e interativa, histórias e personagens que preencheram os mais de 600 anos de história da atual Cidade e Região.

Mas os alunos nem imaginavam o que os esperava...  Era uma visita muito diferente em modo teatro, uma visita encenada ao espaço com umas personagens a rigor.

Fomos recebidos por uma "arqueóloga", que andava em trabalho de prospeção... De facto, é isso que os arqueólogos fazem, procuram pistas do passado para conhecermos melhor o nosso presente.


A Maria, a nossa arqueóloga, captou logo a nossa atenção, e entre brincadeiras e factos históricos, iniciou-se uma visita ao nosso passado.

Durante a visita, encontraram outras personagens, como um lampianista, que era uma pessoa que acendia, apagava e cuidava dos lampiões da iluminação pública. Hoje em dia já não temos essa profissão, mas ficaram a saber que era um trabalho duro...



Por exemplo, ficaram a saber que outrora em Machico já existiu um engenho de cana-de-açúcar e uma fábrica de conservas. Puderam ver algum registo fotográfico exposto no museu.


Também foram até à cozinha com a Maria e fizeram um achado arqueológico, um cone onde se transportava o açúcar em outros tempos. O açúcar foi considerado o ouro branco da altura!!


De seguida, o criado da casa juntou-se ao grupo dos alunos na cozinha e explicou-lhes como era feito o pão. Logo puseram a mão na massa!!...

Ena, foi deveras espetacular!

E para encerrar esta fantástica peça de teatro, ainda houve tempo para uma foto de grupo!

Afinal não é sempre que o passado encontra o futuro!

A escola agradece a oportunidade única! O nosso obrigado à equipa do serviço educativo do museu, que numa viagem fascinante proporcionou uma cativante lição de história regional.

Sem comentários:

Enviar um comentário