quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Mais Lengalengas

 Os mais pequenos do 1º ano estão a dar os primeiros passos na leitura e na escrita. Ouvir ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular é uma imprescindível ferramenta para a aquisição das habilidades e competências necessárias para desenvolver a leitura e a escrita.


Aqui fica um registo de alguns trabalhos dos alunos, realizados no tempo dedicado à Educação Literária, no âmbito da exploração da obra Mais Lengalengas, de Luísa Ducla Soares.



Brincaram com os textos da tradição oral, as lengalengas.

Aprenderam o significado de lengalenga.


Ilustraram a lengalenga "Eu tinha um cãozinho" e depois de a memorizar fizeram um jogo da memória.

Eu tinha um cãozinho

Eu tinha um cãozinho

chamado Loló.

Fazia-me a cama,

limpava-me o pó.


Esta lengalenga também serviu de mote para a construção de um origami, um cão.


E os alunos mostraram a sua habilidade nesta técnica...


Que bonitos cãezinhos ficaram expostos no painel da sala!


E os alunos gostam muito de ver os seus trabalhos em exposição. Trata-se de uma forma de os apreciar melhor, valorizando e motivando as crianças.

Sem dúvida que através dos livros, as crianças aprendem a ler e a escrever, abrem horizontes e adquirem mais conhecimentos sobre o mundo que os rodeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário