terça-feira, 28 de maio de 2024

Germinação de Sementes

 As atividades relacionadas com a germinação de sementes são uma experiência maravilhosa, incontornável e essencial para que a criança venha a perceber outros fenómenos essenciais da vida, nomeadamente o da reprodução dos seres vivos.


A partir de uma questão de uma criança da sala do Pré- Escolar A, (Como é que surgem as plantas?), houve um bom motivo para explorar o mundo da germinação das plantas.

Com a colaboração dos encarregados de educação que forneceram a terra, copos transparentes, sementes ( favas, feijão, milho e abóbora) e o regador, tiveram uma manhã diferente no jardim da escola, onde puderam explorar as diferentes sementes e o nome da respetiva planta.



No jardim, registaram o seu nome no copo, mexeram na terra, encheram os copos, escolheram as sementes que queriam semear e por fim regaram a sua sementeira.


Nos dias seguintes, observaram e regaram as sementeiras. Era notória alguma ansiedade neste acompanhamento, pois logo queriam observar os rebentos. Tiveram que aguardar alguns dias para que se desse a mágica transformação natural, a mudança da semente para a planta.


Com recurso às ferramentas digitais e à internet,  fizeram algumas pesquisas e visualizaram as características das diferentes plantas. Exploraram ainda a canção " A semente", histórias/vídeos relacionados com o tema.

E eis que chegou o dia que todos aguardavam, o despontar da plantinha...


Na sala de atividades, registaram através do desenho a experiência e com a encenação da canção da semente representaram muito bem as fases do ciclo da vida de uma planta.




E gratificante foi ver o espanto de todos felizes que diziam em coro: -" A minha plantinha já cresceu!"...



No decorrer desta experiência, registaram a sua evolução, observaram as diferentes plantas, levantaram questões e elaboraram registos coletivos.



E assim, de semente em semente os mais pequenos questionam e aprendem mais sobre a natureza e a biodiversidade, pondo em prática uma educação mais amiga do ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário