O 25 de Abril deste ano ganhou outros tons graças à comemoração dos 50 Anos de Liberdade! A celebração desta data serve para lembrar a todos que a Revolução de 25 de Abril de 1974 (A Revolução dos Cravos) é um dos momentos mais altos da História de Portugal.
Através de pesquisas, leituras, escrita criativa, ilustrações e construção de cravos de papel, aprenderam e deram significado a este dia importante na vida do país.
E ainda, tiveram a oportunidade de visitar a 12ª Feira do Livro de Machico, neste ano também dedicada à Liberdade dos 50 Anos de Abril.
Na manhã de 23 de maio, na abertura oficial do evento, os alunos dos 2º e 3º anos puderam usufruir do programa cultural a cargo da Câmara Municipal de Machico.
Deixaram-se levar pela magia da leitura protagonizada pela encantadora contadora de histórias Leda Pestana, na apresentação do seu mais recente livro "Guardião de Baleias".
Apreciaram um vídeo com o processo de criação deste livro, desde a sua concessão até à impressão, mostrando um pouco do dia da apresentação oficial no Museu da Baleia da Madeira.
Assistiram igualmente à interessante sessão de contos para pensar "Voltas e Voltas", da ilustradora Rafaela Rodrigues.
Puderam deixar o seu traço no mural "Dá Asas à Tua Liberdade".
E claro que visitaram a feira do livro, com livros para vários gostos, interesses e idades.
No final, levaram as suas lembranças e deixaram registado num texto coletivo esta experiência cultural.
Na tarde do dia 24 de maio, foi a vez da turma do 4º ano visitar este espaço que também deixou a sua dedicatória ao tema da Liberdade de 25 de Abril de 1974.
A nossa turma do 4º ano esteve em palco para integrar a grande homenagem aos 50 Anos de Abril, com o lançamento do livro "Herdeiros da Liberdade", que contou com a espetacular participação das crianças do 4º ano das escolas do concelho de Machico.
Os alunos deixaram assim o seu cunho nesta fantástica obra dedicada à importante comemoração, com criativos poemas, textos narrativos, ilustrações, acrósticos e poemas visuais (caligramas), elaborados em contexto de sala de aula e educação literária na atividade de biblioteca.
Toca a espreitar um pouco a brilhante apresentação da nossa turma finalista, baseada numa leitura encenada e em coro alusiva ao tema da Liberdade de Abril.
Todos estimaram a lembrança!
A escola agradece a atenção e oportunidade da Autarquia de Machico.
Sem comentários:
Enviar um comentário