sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Quem somos?

A grande e por vezes enigmática pergunta "Quem somos? serviu de mote para uma pequena reflexão na sala dos pequenotes do Pré-Escolar A. Pois tentar saber coisas da nossa existência está na nossa pele de seres humanos.


E da pele e mente dos mais pequenos, saltaram para o papel variadas respostas coloridas sobre o que cada um é, os gostos de cada um e a imagem que cada um tem de SI...

Somos uma pessoa com coisas lá dentro, não um número... Somos letras, as letras que compõem o nosso nome com o qual nascemos. Somos desenhos, rabiscos e formamos uma imagem neste planeta chamado Terra.


Vale a pena espreitar e deliciar-se com a ideia que cada um tem da sua pessoa, do seu EU! 

Urge saber quem somos
para não perder rumo, para ter vida de aprumo...

Respostas para todos os gostos, imaginação, verdade, fantasia, inocência marcam a diferença e dão vida às paredes da escola, o lugar, o tal LUGAR onde mora a essência das crianças nos primeiros passos escolares.


Querem ser: bombeiro, princesa, polícia, professor, rei, construtor...



Têm medo de: escuro, baratas, lagartixas, monstros, lobos maus, aranhas, tubarões, vampiros, etc.

Gostam de brincadeiras, tais como brincar com carrinhos, fazer rabiscos, jogar à bola, brincar com bonecos, jogar às casinhas, brincar com os primos e amigos...



Gostam de: beijinhos dos pais, abraços, pizza, banana, legumes, gatos, pinturas, cereais da avó, crocodilos...

Não gostam de: ovo, birras, ser incomodado, sopa, dormir, comer coisas grandes, papas, tomate, violência, peixe, melgas, etc.

Quem somos afinal?



Porque eu não sou o que visto.
Eu sou do jeito que estou!
Não sou também o que eu tenho.
Eu sou mesmo quem eu sou!


Pedro Bandeira, Literatura Em Minha Casa, Palavras De Encantamento, Poesias, Editora Moderna, Ministério da Educação, FNDE

Sem comentários:

Enviar um comentário