segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Educação Alimentar

 No passado dia 16 de outubro, foi dia de assinalar o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão. A nossa escola assinalou a temática no âmbito da sua ação de educação alimentar, através de variadas atividades realizadas com as crianças. 


Eis um balanço da sensibilização para uma alimentação mais saudável e equilibrada.



Como de "pequenino é que se torce o pepino", na sala da Creche houve uma exploração sensorial (toque, cheiro e degustação) de frutos da época, a criação da área dos alimentos, tempo para a receita de bolo na caneca e a reprodução de frutos com a técnica do berlinde.


No Pré-Escolar (A), através da canção "A roda dos alimentos", as crianças exploraram as diferentes fatias da mesma e o seu significado e num trabalho coletivo elaboraram a sua própria roda dos alimentos.


Também, através de trabalhos individuais, pesquisando em revistas e folhetos de supermercado, elaboraram uma refeição saudável, pelo que ficaram com a noção daquilo que devem praticar, diariamente, para crescerem fortes e saudáveis.



E ainda, num trabalho de grupo, separaram os alimentos saudáveis, que devem ingerir diariamente, e os não saudáveis, que só devem ser consumidos em dias especiais. 


Preparam ainda um saudável sumo de laranja e registaram a sua receita.


Quanto aos mais crescidos do 1º Ciclo, na sala curricular do 2º ano, os alunos fizeram pinturas alusivas ao artista Giuseppe Arcimboldo, que se inspirou nos legumes e frutos. 




Na sala do 3º ano, os alunos escreveram textos ilustrados sobre a alimentação e a roda dos alimentos.

E deliciaram-se com os seus trabalhos expostos.

Nas atividades de enriquecimento curricular, no turno da tarde, e mais concretamente na atividade de Biblioteca, os alunos tiveram uma hora do conto com o saboroso livro A que sabe a lua?, de Michael Grejniec, que serviu de mote para jogos e registos escritos sobre a temática.




No refeitório da escola, como não podia deixar de ser, os alunos ajudaram a criar uma decoração alusiva a uma alimentação mais à base de fruta e legumes. 


Esperemos que abra o apetite para escolhas alimentares mais adequadas...


E foram sensibilizados para a importância do pão na nossa ementa diária.

Pois "nós somos o que comemos", já dizia há muito tempo Hipócrates, "o pai da medicina" grego.


Desta feita, as crianças foram sensibilizadas para a importância de uma alimentação equilibrada, de forma lúdica e dando azo à sua criatividade e imaginação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário