segunda-feira, 8 de maio de 2017

O Sr. Presidente veio à nossa escola!

A Câmara Municipal de Machico, numa parceria com a PSICAF (Serviço de Psicologia e Avaliação Forense), está a promover nas escolas do concelho de Machico um projeto que consiste na prevenção primária do bullying.

Desta feita, recebemos hoje, na nossa escola, a visita do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, que nos veio oferecer o jogo  "A brincar e a rir o bullying vamos prevenir".



O Sr. Presidente fez-se acompanhar por duas psicólogas da PSICAF, Isabel Teles e Luísa Ornelas e explicou  aos alunos do 1.º e 2.º Anos, em traços gerais,o porquê deste projeto. 




A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Machico também esteve presente. E deixou-nos uns panfletos muito importantes.





Mas afinal o que é o bullying?

Esta questão foi abordada nesta turma de uma forma séria e de uma forma lúdica.

Numa primeira parte as psicólogas elucidaram os meninos sobre o que é o bullying.

Insultar. Ofender. Falar mal. Colocar apelidos. Bater. Empurrar. Roubar. Discriminar. Humilhar. Ameaçar. Intimidar. Abusar. Assediar. Tudo isto é bullying!

As psicólogas interagiram com os alunos explicando-lhes que existem quatro tipos de bullying: o físico, o verbal, o cyberbullying e o sexual.

O(A) agressor(a) é a pessoa que pratica o bullying.
A vítima é a pessoa que sofre os comportamentos.
O(A) observador(a) é quem assiste.

O bullying pode acontecer em qualquer lugar mas é efetivamente na escola que mais acontece.

Numa segunda parte, e de uma forma lúdica, os alunos assimilaram o que aprenderam através do jogo oferecido pela CMM, orientado pelas coordenadoras deste projeto.









O jogo possui ainda um CD didático que foi também explorado.


Os alunos puderam ainda escrever individualmente quais os comportamentos a adotar e colocaram as suas mensagens dentro de balões vermelhos.










Seguiu-se o "rebentar" dos balões e a respetiva leitura individual das frases.








No fim, todos em redor gritaram "NÃO AO BULLYING!"



Este é, sem dúvida, um tema pertinente.
Se quiser saber mais pesquise:


Sem comentários:

Enviar um comentário