terça-feira, 30 de maio de 2017

Higiene pessoal e Vestuário

Realizou-se, hoje, na nossa escola, no turno da tarde, mais uma ação de sensibilização.

Desta vez, os nossos meninos, inclusive os da pré dada a temática da sessão, tiveram um lugar privilegiado na plateia, pois eram os principais destinatários.


Esta sensibilização foi dinamizada pelos terapeutas ocupacionais Celeste Santos e Bruno Abreu do Centro de Saúde de Machico e Carlos Santos do Centro de Saúde do Caniço.






Mas, afinal o que é a terapia ocupacional?

O terapeuta estagiário Bruno Abreu a estagiar sob a alçada da terapeuta ocupacional Celeste Santos no Centro de Saúde de Machico explicou-nos, precisamente, em quê que consiste a terapia ocupacional. Elucidou-nos acerca das suas competências e a sua importância na Medicina Física e Reabilitação. 


Promover a independência na higiene pessoal e no vestuário foram, precisamente, os assuntos apresentados pela terapeuta ocupacional Celeste Santos.


As rotinas diárias são primordiais no desenvolvimento da criança. É fundamental incuti-las. E isto passa pela higiene corporal, pela higiene oral, pela higiene na casa de banho e pelo vestuário. A terapeuta apresentou-nos uma série de dicas para promovermos a independência nas crianças dos cinco aos dez anos.





O momento em que a terapeuta ocupacional pede para espalharmos pó de giz branco pelas mãos foi bastante elucidativo para compreendermos a importância de lavarmos bem as mãos para evitarmos o contágio de vírus e bactérias. A terapeuta ressalvou ainda o quão importante é mantermos as unhas sempre cortadas.




Para quem assistiu à sessão de sensibilização pôde ainda visualizar um vídeo sobre a higiene oral da série "Era uma vez o corpo humano".




Aquilo que nos foi hoje transmitido ficou bem assente. 
Dá trabalho? Dá! 
Perde-se tempo? Perde-se! 
Precisamos de nos organizar? Evidentemente! 
É esse o nosso papel enquanto PAIS. Promover a autonomia dos nossos educandos.

Sem comentários:

Enviar um comentário