segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Encontro Literário com o autor António Mota

 A tarde do dia 7 de fevereiro de 2023 foi ocasião única de marcar encontro com o autor António Mota, um dos grandes escritores portugueses do panorama literário infantojuvenil. Que honra para a nossa escola! Que oportunidade fenomenal para as nossas crianças! Que dia cheio de emoções, para assinalar a importância da leitura, da escrita e do contacto com os livros, que serão sempre enormes janelas para espreitar e conhecer o mundo que  nos rodeia.



Para bem começar, quem é o professor António Mota?
(retrato caricaturado de aluno do 2º ano)
Para saber mais detalhes sobre este autor premiado, podem consultar:


Com o intuito de melhor conhecer esta figura de peso do nosso universo literário português, nas atividades de Biblioteca os alunos fizeram pesquisas sobre a biografia deste autor, também professor, e conheceram e exploraram alguns  livros da sua vasta obra. 


Houve escrita criativa e muitas ilustrações dos alunos sobre livros de António Mota.


E uma chuva de ideias saltou do papel e dos lápis coloridos, que deram cor à imaginação e criatividade das crianças.

Jogando com palavras, cores e elementos de expressão plástica, os alunos fizeram uma homenagem à sua tocante história A Aldeia das Flores, o primeiro livro do escritor que surgiu em 1979.
Teve lugar também uma feirinha do livro alusiva ao autor e outros livros mais, com o apoio da livraria Leya Funchal. 


 Encarregados de educação e educandos foram convidados a visitar o cantinho dedicado à festa da leitura.
Posto isto, passemos ao registo do programa do dia festivo virado para o mundo fantástico da leitura, abrilhantado com os sorrisos, o frenesim e atividades das crianças, na companhia especial do escritor António Mota.
Preparado o espaço e após alguns ensaios, os alunos foram os protagonistas de um serão de animação da leitura  e escrita pintado de alegria, cor e mensagens em torno da obra literária de António Mota, coordenado pela técnica superior Cidália Gouveia.


Não faltou encanto com a Canção do poema “A Viagem”, de António Mota e música do professor Álvaro Jesus, da turma do 1º ano.

Houve uma brilhante declamação de poesia inspirada nos poemas “A Viagem” e “Se tu visses o que eu vi”, de António Mota, pelos alunos do 2º ano e com orientação da professora Celina Fernandes.

Fez-se magia de enternecer os corações com uma encenação dos alunos dos 2º, 3º e 4º anos, baseada na obra de António Mota e música “Adivinha quanto gosto de ti”, de André Sardet, com o toque da técnica superior Cidália Gouveia.

Com brio artístico tradicional, fomos tocados com a atuação do Grupo de Cordofones Tradicionais “A Caçoar”, da Casa do Povo de Santo António da Serra, com coordenação do professor Lino Gonçalves.

A aluna Rosa Leal do 3º ano encantou-nos também com a sua leitura de um texto de escrita criativa sobre a experiência em torno dos livros e o escritor homenageado.


Eis que chegou a altura de fazer muitas perguntas ao autor, fazer os agradecimentos e de ter o seu autógrafo especial... O tempo era escasso, ainda assim o momento foi inesquecível!

As palavras de agradecimento da direção escolar, com o professor Rui Vítor.
Em jeito de gratidão, o escritor recebeu uns miminhos personalizados da parte dos alunos, um livrinho móvel com mensagens e textos e uma caneta (com o traço e apoio by Laser Madeira).


Resta pois agradecer a atenção de muitos, que contribuíram para o brilho e encanto do evento literário!...


Neste fim de tarde de tempo chuvoso e de frio e com alguns atrasos por razões alheias à nossa vontade, existiu magia, pedagogia e fantasia à medida das nossas crianças...

O nosso OBRIGADO a todos, em específico as crianças e seus encarregados de educação e o escritor António Mota!


A todos os professores e pessoal não docente, que deram o seu apoio e marcaram a diferença na preparação do evento, coordenado pela técnica superior Cidália Gouveia e orientado pelo diretor Rui Vítor!


Às entidades locais que marcaram a sua presença neste certame: 

Câmara Municipal de Machico (vereadora Mónica Vieira)
Junta de Freguesia de Santo António da Serra (presidente Gilberto Rodrigues e secretário Aurélio Gouveia)
 Direção Regional de Educação (mediadora de leitura Leda Pestana)
 Leya Funchal (delegado escolar João Peixoto)
Grupo de Cordofones Tradicionais "A Caçoar" da Casa do Povo local (professor Lino Gonçalves)


Para mais informações sobre o encontro literário:

https://www.facebook.com/antonio.mota1

Sem comentários:

Enviar um comentário