sexta-feira, 27 de maio de 2022

Palestra "Aves da Madeira e os seus habitats"

 No dia 26 de maio, os alunos dos 3º e 4º anos tiveram uma tarde dedicada à exploração de seres de penas, com a palestra "Aves da Madeira e os seus habitats" e a saída de campo "As aves da minha escola", no âmbito do programa educacional da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) e a propósito do nosso plano anual do projeto Eco-Escolas.



A SPEA  é uma organização ambiental dedicada à preservação da diversidade biológica através da conservação das aves, dos seus habitats e da promoção do uso sustentável dos recursos naturais.


Numa primeira fase, os alunos viram uma apresentação digital sobre as aves da Madeira e os seus habitats, em que ficaram a conhecer mais ao pormenor as aves terrestres, as aves marinhas e as migratórias.

Muito atentos e participativos, ouviram umas interessantes lições sobre as diferentes espécies existentes no nosso arquipélago, pela mão da bióloga Elisa Teixeira.
Conheceram, por exemplo, as aves endémicas como o pombo-trocaz, o bis-bis, a freira-da-madeira, a espécie marinha mais ameaçada da Europa e a freira-do-bugio.

E adoraram ouvir o belo canto elaborado e melodioso de algumas espécies pertencentes ao grupo dos "passeriformes", as aves pequenas e coloridas, tais como o melro-preto, o tentilhão, a toutinegra, o canário, o papinho e a lavandeira.


E eis que não ficámos por aqui! Houve uma surpresa pelo meio...


Durante a sessão, os alunos receberam a simpática visita dos amiguinhos do Pré-Escolar A, que vieram distribuir os seus panfletos relacionados com o projeto de sala ligado à preservação da Natureza.


Que gesto fantástico! E a ocasião não poderia ter sido melhor!

Os mais crescidos gostaram da ideia e do incentivo dos mais pequenotes!

Desde já, aproveitamos para agradecer o trabalho realizado pela sala do Pré-Escolar A, em prol do ambiente, e que contou com o apoio da autarquia de Machico na impressão do material. Lembramos também que estas ilustrações das crianças estarão expostas no painel alusivo à iniciativa Machico+ Cidadania, a ser colocado no ecossítio da zona das Fontes Vermelhas.


Para a saída de campo, os alunos ouviram os conselhos do Bardolas sobre os cuidados a ter para uma boa observação de aves:



Informados e mais inspirados, com muita curiosidade, partiram à aventura com pezinhos de lã e alguns binóculos...

Não foi preciso ir tão longe!
Nos extensos e verdejantes espaços exteriores do edifício de Maroços, foi possível observar em especial o melro-preto e o papinho.


Ficaram todos fascinados! 

Todos queriam experimentar!
Para conhecimentos mais científicos, os alunos tiveram à mão um ótimo guia de aves, um panfleto e um livreto sobre a matéria.

A brincar a brincar, observaram coisas sérias...


Após a divertida observação de aves, desenharam o famoso melro-preto e expuseram os seus trabalhos na escola.

                 

Que beleza da natureza pela lente dos alunos muito observadores...
Muitos melros esvoaçaram do papel e ganharam vida pelos céus do alusivo painel!

As crianças regressaram a casa contentes e felizes, com melodias e passarinhos no ar...


Resta agradecer a atenção e disponibilidade da equipa responsável da SPEA Madeira.

1 comentário:

  1. Muito obrigada pela partilha! Foi uma experiência muito gratificante, os meninos foram excelentes. Bem haja.

    ResponderEliminar