terça-feira, 24 de maio de 2022

Concurso "Uma Aventura Literária 2022"

 Uma vez mais, no âmbito das atividades de Biblioteca, a nossa escola participou no concurso "Uma Aventura Literária", da Editorial Caminho, por sinal o maior do género em Portugal destinado a crianças e jovens.

Como tal, estamos de parabéns pela atribuição de uma menção honrosa ao texto original da aluna Laura Rosa Leal da turma do  2º ano.

Muitos parabéns, Rosa, pelo teu trabalho fantástico!


Eis o texto original da autoria da Rosa, que tem como tema a tradição do "Varrer dos Armários".


O VARRER DOS ARMÁRIOS 

      Este texto que escrevo fala sobre mim e o que eu sinto e vejo. Eu gosto de ler e de escrever. Gosto de livros! Quando tenho um livro novo, quero lê-lo sem demoras. Tenho muitos livros em casa e na biblioteca da minha escola também há muitos que posso requisitar.

      Vou escrever sobre uma tradição engraçada que há na ilha da Madeira. É o “Varrer dos armários” que acontece no dia 15 de janeiro, Dia de Santo Amaro, após a festa do Natal. Neste dia, as pessoas desmontam os seus presépios e árvores de Natal, partilham as últimas iguarias e cantam canções da época.

     Na minha escola, é costume comemorar este dia. Neste ano, devido ao problema da Cocid-19, não pudemos sair da escola, mas foi divertido na mesma. Primeiro, fizemos umas vassourinhas com materiais reciclados. Depois, passeamos pela escola para varrer os armários e os cantinhos. Encontrámos pelo caminho doces, bolos, broas, os últimos docinhos do Natal. Foi divertido! Cantámos também músicas desta festa, que ensaiamos nas aulas de Música.

     E o “varrer dos armários” é isto! Significa as limpezas do Natal, em que varremos tudo. A melhor coisa é os doces que ainda sobraram!


Segue o link para informação mais detalhada sobre este concurso literário:

https://www.uma-aventura.pt/

Além de um diploma de Menção Honrosa, a aluna receberá ainda um livro presente da Editorial Caminho/Leya.

Atitudes e gestos destes são sempre uma boa fonte de inspiração.

Inspiração para gostar de ler, inspiração para aprender!

Sem comentários:

Enviar um comentário