sábado, 30 de abril de 2022

Encontro Literário com Pedro Seromenho

 Na manhã de ontem, ainda relacionado com a comemoração do Dia Mundial do Livro, as crianças do Pré-Escolar A e dos 1º e 2ºanos tiveram a honra de conhecer pessoalmente o fantástico escritor Pedro Seromenho, que encantou toda a plateia com as suas palavras, voz, presença hipnotizante e com as viagens pelo mundo mágico das histórias.


Todas as palavras aqui escritas poderão ser parcas para descrever a grandeza do momento especial que as crianças tiveram perante um grande artista, que conquista à primeira vista os olhares curiosos e ávidos de mais aventuras e algo para explorar.


Que privilégio privar com um escritor que cativa os leitores e dá-lhes boleia na sua viagem pelo  universo da leitura e escrita...


Fica aqui um apontamento do serão mágico em torno dos livros e das histórias, muito ricos em bom humor e pedagogia lúdica, que embeveceram miúdos e graúdos.

Para esta oportunidade única, as crianças exploraram a biografia do autor e algumas obras, nomeadamente o livro Porque é que os animais não conduzem?, que faz as delícias dos leitores, com a sua abordagem divertida ao tema da segurança rodoviária e dos animais.

Para bem receber e acolher a nossa visita especial, o espaço ficou aprazível com motivos e alguns trabalhos dos alunos alusivos à obra do autor.

Primeiramente, o artista visitante contou histórias cheias de boa disposição, verdade, alegria e emoções vibrantes.

Que sorrisos e gargalhadas contagiantes despertou no público muito atento ao momento mágico e inesquecível! 


Que bem soube presenciar a arte de alguém portador do dom da palavra, da escrita e da ilustração!

E por falar em desenhos, ainda tivemos direito a uma sessão ao vivo de ilustração, até porque o autor também é ilustrador de livros. Como o Dia da Mãe se avizinha, na tela o artista desenhou a preto e branco um lindo retrato dedicado à figura materna.

Que beleza artística saída do seu "marcador mágico", como muitas vezes dizia! Que bela homenagem à mulher e às mães. 


E assim surge uma dedicatória, que depois de colorida pelas mãos das crianças, é endereçada às mães.



Na parte final, houve a oportunidade de adquirir um livro de Pedro Seromenho, com um autógrafo personalizado.

Foi outro momento delirante! Muitos quiseram comprar o tal livro com o tal autógrafo original.



Que criatividade! Da folha de papel, saltaram dinossauros, borboletas, crianças sonhadoras, um pato, tubarões, golfinhos, gatos, etc...


Palavras para quê?

Em gesto de gratidão, nas boas-vindas ao escritor, os alunos apresentaram um pequeno jogo teatral baseado na sua obra.

No encerramento, em nome da escola, ofereceram um pequeno livro com textos e ilustrações inspirados na obra divulgada.




Para concluir este registo, deixamos um pequeno vídeo da atuação memorável de Pedro Seromenho, que pela primeira vez veio à nossa ilha maravilhosa e que certamente encantado ficou, levando em troca no coração o regozijo e entusiasmo das crianças e o seu encantamento pelas histórias mágicas e bem dispostas.

Um obrigado a todos os que permitiram que este momento existisse e fosse marcante e sublime para os pequenos e grandes amantes do mundo da leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário