sábado, 23 de abril de 2022

Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, data escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor.

Em 2022, a ilustradora Susa Monteiro − Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2019 com o livro Sonho, editado pela Pato Lógico − concebeu a imagem do cartaz.

Uma lenda grega conta que as ninfas cultivavam laranjas nos Jardins das Hespérides, e aqueles que provassem os seus gomos de ouro tornavam-se imortais.

Também o livro tem o poder da laranja, tornando imortais quem guarda as palavras e as retém como suas. E, em cada livro lido, há uma vida renovada por mais um leitor, que, serena ou avidamente, abre as suas folhas e bebe as palavras que todos nós conhecemos mas não sabemos transmitir de forma imortal.

E porque na cadeia do livro todos somos precisos – escritor e ilustrador, editor, tradutor, revisor, designer, gráfica, distribuidora, livraria, mediador, biblioteca e leitor −, a 23 de Abril vá à livraria da sua zona ou encomende online, e envie um livro para quem lhe é mais querido.

 Fonte: https://dglab.gov.pt/dia-mundial-do-livro-23-04-2022/

 

 O Imortal Shakespeare - Jornal de Brasília

 O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare. Em 2010, as Nações Unidas escolheu este dia para comemorar a língua inglesa, em homenagem a este famoso escritor.

 38 ideias de Imagens sobre leitura | leitura, imagens de leitura,  bibliotecas

E porque a escola pode ser o grande palco do livro, onde o "bichinho da leitura" poderá nascer e fazer crescer mais e novos leitores, na próxima semana as nossas crianças terão a oportunidade de brincar com os livros, comprar livros, conversar com escritores portugueses e viver novas e enriquecedoras experiências à roda dos livros.

Por agora, neste dia, deixamos uma reflexão de José Saramago:

"A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar."

Sem comentários:

Enviar um comentário