quinta-feira, 24 de março de 2022

Visita de estudo ao Museu Etnográfico da Ribeira Brava

 A manhã do dia 23 de março foi especial para as turmas dos 3º e 4º anos! Foi tempo de passear e conhecer melhor o Museu Etnográfico da Ribeira Brava, um espaço que tem como vocação a investigação, documentação, conservação e divulgação dos testemunhos da cultura tradicional madeirense. 

Este passeio de estudo foi outra forma de proporcionar aos alunos um conhecimento mais vasto sobre o nosso passado, as tradições e identidade cultural da Madeira.

O acervo do Museu integra coleções que abrangem variados aspetos sociais, económicos e culturais do arquipélago da Madeira, sendo a etnografia a sua área de vocação.



Os alunos não tinham mãos a medir para ver ao vivo tantos testemunhos históricos...


As imagens falam por si e dispensam grandes apresentações!


Atentos, curiosos e estupefactos perante a peculiar história da Madeira, aprenderam grandes lições sobre os costumes da nossa terra.

                             
A área de exposição permanente encontra-se organizada por temas: atividades produtivas (pesca, ciclos produtivos do vinho,  dos cereais e do linho), transportes, unidades domésticas (cozinha e quarto de dormir) e comércio tradicional (mercearia).





Alguns utensílios, ferramentas, objetos não eram assim tão desconhecidos para os alunos, pois são do tempo dos seus avós.

                  

Por exemplo, a famosa cozinha tradicional madeirense, onde antigamente passavam muito tempo a preparar as refeições típicas da época.

Conhecer um espaço desta envergadura é viajar no tempo e conseguir ver pormenores históricos muito interessantes. 


Aulas destas são cativantes!




Foi sem dúvida uma manhã enriquecedora e muito cultural!! 
Certamente que os alunos guardarão na sua memória o testemunho vivo das tradições e costumes da ilha da Madeira e recomendarão uma visita a este museu fantástico.
A escola aproveita para agradecer o transporte cedido pela autarquia de Machico e a disponibilidade e atenção dos serviços educativos do museu.

Sem comentários:

Enviar um comentário