terça-feira, 22 de março de 2022

O cato quer mimos

 As descobertas e as aprendizagens por vezes surgem de forma inesperada! Foi o caso deste pequeno projeto sobre os catos, dinamizado na sala dos pequenotes da Transição. 

Tudo começou com a história O cato quer mimos, de Ana Ventura, através da qual as crianças viram que  a verdadeira amizade não encontra obstáculos.

Posto isto, e questionadas sobre o assunto, as crianças não sabiam o que era um cato de verdade. 


Mãos à obra e foram pesquisar … Encontraram muitas imagens com catos de vários tamanhos, cores e feitios. As crianças tiveram a oportunidade de visualizar e falar sobre aquilo que observavam.

Mas nada como contactar com a realidade! Na sala puderam ver ao vivo estas plantas especiais e tocar nos catos bem pequeninos.


As descobertas continuaram e algumas crianças já se deram de conta que também tinham catos em suas casas.  Foram trabalhadas várias áreas e diferentes domínios, desde o conhecimento do mundo às artes visuais.

Passando pela matemática, neste domínio foram explorados conceitos de medida ( o mais alto, o mais baixo, do mesmo tamanho… grande/pequeno) e todas as crianças foram medidas sendo feitas comparações entre as diferentes alturas.


E foram ainda comparados os tamanhos dos catos em relação as crianças… e não é que existem catos mesmo muito grandes! E outros bem pequeninos!!!


Mas a descoberta e a aprendizagem é um processo contínuo… como tal, mais surpresas virão a caminho!
Caso para lembrar o ditado "de pequenino é que se torce o cato"(o pepino, quer dizer)!

Sem comentários:

Enviar um comentário