sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Visita ao Museu da Baleia da Madeira

 Dando continuidade à parceria com os serviços educativos do museu, no dia 27 de janeiro os alunos tiveram a oportunidade de ter uma visita guiada ao espaço, dirigida em especial aos alunos do 3º ano.

O Museu da Baleia encontra-se localizado na vila do Caniçal e é um testemunho da história da caça à baleia, das atividades a ela associadas e ainda da transição da baleação para a conservação dos cetáceos.


Neste espaço, o professor Márcio Freitas deu umas entusiasmantes lições sobre a história da caça à baleia nos mares do arquipélago da Madeira.  


O museu documenta de forma rigorosa a história da baleação decorrida na ilha ao longo do século XX.




Os alunos com muito interesse gostaram de ouvir as histórias do passado ligado à baleação.


Puderam observar com detalhe um valioso acervo etnográfico/museológico que recupera utensílios e vivências passadas.


Observaram o mosaico com o registo fotográfico de baleeiros que dedicaram a sua vida à atividade da caça à baleia, sendo uma homenagem aos baleeiros que, impelidos pela necessidade de subsistência, tiveram a coragem de enfrentar os gigantes dos mares.




As fantásticas maquetes representativas das atividades realizadas outrora.

Os instrumentos, ferramentas e produtos relacionados com a exploração dos animais marinhos.


Viram os espetaculares modelos em tamanho real das espécies.


Viagem virtual até ao fundo do mar para a observação de espécies que habitam nos nossos mares.



E de olhos postos no mar, os alunos levam uma mensagem importante deixada por um museu que tem como missão preservar o património e o conhecimento histórico sobre a caça à baleia, gerar e divulgar conhecimento sobre os cetáceos, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da cidadania. Nos dias de hoje, o importante é passar às gerações mais novas a missão de proteger a vida marinha e sua diversidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário