sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses

Sabia que a 4 de fevereiro comemora-se o Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses, desde 2019?

Pois bem, a turma do 3.º ano aproveitou este dia, na aula de música, para abordar esta efeméride que vai ao encontro do projeto dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), desta turma, cujo tema é "Madeira - A Nossa Região". 

O professor de música, Nuno Mendonça, parceiro no desenvolvimento deste projeto, preparou um PowerPoint aos alunos onde estes ficaram a conhecer os cordofones tradicionais.

Descobriram que o braguinha é muito popular na ilha do Hawai e foi levado para lá pelos emigrantes madeirenses em 1878.
O tão regional "brinquinho", do nosso tão querido "Bailinho da Madeira", da família da percussão, também foi abordado.

A turma pesquisou também, entre outros assuntos, o autor da letra do "Bailinho" e descobriu que foi escrita por João Gomes de Sousa, conhecido pelo "Feiticeiro da Calheta". Foi tocado pela primeira vez no ano de 1938, pelo Rancho Folclórico da Calheta, num concurso de ranchos folclóricos. Curiosamente, ganhou o 1.º prémio do concurso e ficou conhecido desde então. 

O tradicional Bailinho da Madeira move massas, anima arraiais de forma sublime e está presente nos acontecimentos mais importantes da época a nível local, regional, nacional e internacional.

É necessário cativar as pessoas para a prática dos instrumentos que caracterizam o povo. O nosso povo!

A nossa escola está a contribuir para essa promoção! 

Obrigado ao nosso professor de música Nuno Mendonça pela divulgação destes conhecimentos e à professora Lisandra Nunes que os desenvolve nas DAC.

Fique a saber mais sobre este dia, clicando AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário