Diferença. Respeito. Verdade. Liberdade. Igualdade.
A Igualdade de Género é uma questão de Direitos Humanos, mas também uma condição fundamental para a justiça e progresso das sociedades.
Garantir que Homens e Mulheres tenham as mesmas oportunidades de acesso à educação, ao trabalho, à saúde, ao poder, à participação e influência, é um impacto muito positivo nos índices de desenvolvimento da sociedade.
No entanto, o desequilíbrio histórico e as várias desigualdades existentes continuam a afetar o percurso de muitas meninas, raparigas e mulheres em todo o mundo.
Para fomentar a literacia quanto à igualdade de género e à liberdade para a orientação sexual, na passada sexta-feira, 16 de outubro, no edifício escolar dos Maroços, no turno da manhã, as turmas do 3.º e 4.º anos assistiram à peça teatral intitulada: "Igualdade de género", da Companhia E SE FOSSE OUTRA COR?
Esta companhia nacional trabalha em parceria com a Associação para o Planeamento da Família (APF), com o apoio da Fundação Vodafone e apoio institucional da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
A Estrela e o Pedro foram os protagonistas.
De uma forma descomplexada, mas informada, os alunos tomaram consciência da valorização da escolha, da importância da decisão, da liberdade individual e do respeito das diferenças.
São nas diferenças que encontramos a verdadeira plenitude humana.
Os atores foram muito interativos com os alunos.
A psicóloga, que acompanha esta associação, fez algumas questões aos nossos alunos, deixou sugestões, ideias e motivações, tudo com o propósito de combater a desigualdade de género. E o bullying também.
No final, os alunos receberam uns miminhos.
Queremos agradecer, uma vez mais, a esta companhia teatral pois os alunos adoraram!
Acreditamos, sinceramente, que a mensagem chegou até eles.
"Crescer com Valores" é o nosso Projeto Escolar de Escola.
Foi manhã foi muito enriquecedora nesse sentido.
Consulte o site desta associação, clicando na seguinte hiperligação: E se fosse outra cor.
Vale mesmo muito a pena!
Sem comentários:
Enviar um comentário