segunda-feira, 27 de maio de 2019

Do teatro às moedas

Fomos ao teatro! 
Fomos ver a exposição de moedas!
Fomos à beira-mar.



Sexta-feira, 24 de maio. 
Perante uma manhã luminosa, os alunos das turmas do 3.º e 4.º anos, apanharam o autocarro da SAM e, contentes, dirigiram-se até ao centro de Machico.

Fórum Machico, foi o destino. 
OS PIRATAS NA TERRA DE MACHIM, foi a peça de teatro que assistiram.

Durante quase uma hora, bem passada, recordaram esta lenda já estudada nos bancos da escola.


Esta peça infantil é uma produção do Teatro Experimental da Camacha, em parceria com a Secretaria Regional do Turismo e da Cultura, no âmbito dos 600 anos da Madeira e Porto Santo.









Muitíssimo Obrigado, Teatro Experimental da Camacha!


Nesta manhã solarenga, os alunos aproveitaram ainda para visitar a exposição: "600 anos em 300 moedas" que está patente no Núcleo Museológico - Solar do Ribeirinho.



No Núcleo Museológico - Solar do Ribeirinho, uma vez mais, os alunos foram conduzidos pela Dra. Isabel Gouveia.



Numa viagem pelo mundo das moedas, a Dra. Isabel Gouveia guiou-nos perante um conjunto de numismas (trezentos) com um espaço temporal situado entre o século XV e a atualidade. 








Sabia que Portugal foi o país que mais moedas cunhou?












O nosso aluno Diogo descobriu na coleção uma moeda de cinco mil reis que a associou num texto trabalhado na sala de aula.




Para a comemoração dos 600 anos cunhou-se uma moeda de 2 euros, que provavelmente já circula no seu porta-moedas.



Esta foi, sem dúvida, uma visita de estudo recheada de conhecimentos sobre a nossa história, pois só podemos dar significado ao presente se conhecermos o nosso passado.

Muitíssimo Obrigado à Dra. Isabel Gouveia que, uma vez mais, enriqueceu a nossa aprendizagem.


Ainda no seguimento da iniciativa do Dia de Aulas ao Ar Livre, houve tempo para lanchar ao ar livre, tirar algumas fotos, observar o mar, apanhar vitamina D e molhar os pés.






Um muito obrigado a todos que contribuíram para que este dia fosse muito proveitoso: aos pais pela ajuda monetária no transporte, professores e senhora diretora que acompanharam os alunos, aos atores do Teatro Experimental da Camacha e à Doutora Isabel Gouveia do Solar do Ribeirinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário