quinta-feira, 25 de abril de 2019

O 25 de abril trocado por miúdos

Vinte e cinco de abril.
Dia da Liberdade!


Tudo começou com uma pesquisa efetuada por cada aluno do 3.º ano sobre o 25 de abril, durante as férias da Páscoa.

No primeiro dia de aulas do 3.º período, 23 de abril, cada um revelou as suas descobertas que permitiu uma melhor exploração do tema.

No dia 24 de abril, estes alunos foram assistir no Salão Nobre Virgílio Pereira do Teatro Baltazar Dias, uma sessão organizada pela Associação Cultural Casa Invisível, em parceria com o Teatro, subordinada ao tema “O 25 de abril trocado por miúdos”, onde os alunos verificaram o quanto foi importante esta revolução feita há 45 anos atrás.

Após uma curta encenação alusiva ao 25 de abril, a representante da Associação Cultural Casa Invisível, Catarina Claro, a atriz Sara Cíntia e a artista plástica Cristiana Sousa protagonizaram um momento musical, interpretando as canções “Grândola Vila Morena” e "Depois do Adeus". 


De uma forma simples, estas protagonistas transmitiram as diferenças ocorridas antes e depois do 25 de abril.


Para que os alunos pudessem interagir seguiu-se um jogo de perguntas sobre o 25 de abril onde todos trocaram ideias e aprenderam uns com os outros.








Ainda houve tempo para observar uma pequena exposição alusiva ao tema.



E da nossa aluna Rafaela tocar algumas melodias conhecidas.


Por fim, como forma de agradecimento, tirámos uma fotografia para que este dia ficasse na nossa memória, precisamente na véspera do quadragésimo quinto aniversário do 25 de abril.


É de salientar que no dia anterior, a turma 4.º ano da nossa escola também deslocou-se ao Teatro Baltazar Dias para assistir a esta iniciativa.


Viva o 25 de abril!
Cabe a cada um de nós lutar pela nossa liberdade, todos os dias!

Sem comentários:

Enviar um comentário