Hora do Código na EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra
Entre os dias 9 e 14 de dezembro, a EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra uniu-se ao movimento global "Hour of Code" (“Hora do Código”), proporcionando aos alunos do 1.º ao 4.º ano uma experiência educativa inovadora e divertida. Esta iniciativa, que tem como objetivo democratizar o acesso à programação, desafiou os estudantes a explorarem a lógica computacional e as competências digitais de forma interativa.
Inspirada em Alan Turing, a "Hora do Código" incluiu atividades que introduziram princípios básicos de programação e pensamento computacional. Entre as tarefas realizadas, destacou-se o uso da Cifra de César para a codificação de mensagens, permitindo aos alunos explorarem conceitos históricos e matemáticos associados à criptografia. Além disso, foram realizadas atividades na plataforma Code.org e no site "A viagem do Pai Natal", proporcionando uma experiência diversificada e interativa.
Durante a semana, os alunos participaram com entusiasmo em todas as atividades, abraçando os desafios propostos, desde os primeiros passos na criação de sequências de comandos até às suas aplicações práticas em pequenos projetos digitais. O excelente envolvimento dos estudantes foi evidente, com cada turma demonstrando criatividade, espírito de equipa e grande motivação ao longo das sessões.
A "Hour of Code" é um evento de alcance mundial, promovido pela Code.org, uma organização sem fins lucrativos que visa tornar a programação acessível a todos os estudantes, independentemente de idade, género ou contexto socioeconómico. Realizada anualmente durante a Semana da Educação em Ciência da Computação, a "Hora do Código" incentiva milhões de pessoas em mais de 180 países a descobrirem os conceitos fundamentais da programação, com atividades que duram, no mínimo, uma hora.
Ao aderir à "Hora do Código", a EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra demonstrou um compromisso em preparar os seus alunos para os desafios do futuro, proporcionando um primeiro contacto com competências cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e na sociedade em geral. Esta experiência foi também uma oportunidade de reforçar a importância da aprendizagem ativa e do pensamento crítico na formação das próximas gerações.
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