sexta-feira, 21 de junho de 2024

Visita ao Parque Florestal do Ribeiro Frio

 A manhã do dia 14 de junho foi dedicada a um passeio refrescante pela encantadora Floresta Laurissilva  da Madeira, para os nossos alunos finalistas do 4º ano, que em jeito de assinalar o desfecho do 1º Ciclo puderam conviver e desfrutar das belas e únicas paisagens da nossa ilha.

Que boa forma de marcar o fecho de um ciclo e guardar memórias desta etapa escolar...


E por falar em ciclo, os alunos iniciaram o seu passeio com uma visita guiada ao Posto Aquícola do Ribeiro Frio, onde puderam apreciar o tal ciclo da vida das famosas trutas.


Pela mão do guia responsável, na sala de incubação destas espécies, tiveram umas lições "in loco" sobre o processo de reprodução das trutas através de ovos fecundados em incubação.

Gostaram de observar também os conhecidos viveiros de trutas arco-íris que posteriormente servirão para o repovoamento das linhas de água na Região.

Para terminar em grande, pois inspiração não faltava, puseram-se a caminho pela Vereda dos Balcões, o tal percurso pedestre que dá direito a uma vista deslumbrante sobre o vale rodeado de montanhas verdejantes tão características da Floresta Laurissilva da Madeira.


Deliciaram-se com a experiência única de observação das mimosas aves, como o bis-bis, o tentilhão ou o pombo-trocaz, espécies conhecidas neste ecossistema.


Dando-lhes de comer à mão...é a tal experiência de guardar como recordação!

Foi sem dúvida um passeio à maneira pelos trilhos e recantos perfeitos para os amantes da paz da Natureza.

A escola agradece a atenção dos responsáveis do Parque Florestal do Ribeiro Frio, bem como o transporte da Autarquia de Machico.


E ainda para concluir, eis um breve apontamento sobre as pesquisas que a turma fez relacionadas com este local privilegiado para a observação da fauna e flora características da Madeira, situado no concelho de Santana.


Massaroco


Gerânio da Madeira


Truta arco-íris

Parque Florestal do Ribeiro Frio, que espaço é este?

   Neste espaço florestal pode ser observada a flora da floresta originária da Madeira, Floresta Laurissilva, que no ano 1999 foi considerada Património Mundial Natural, pela UNESCO, estando presente muitos endemismos vegetais, tais como o loureiro, folhado, til, vinhático, destacando-se ainda o massaroco, as estreleiras, o gerânio da Madeira e  a orquídea-da-serra .

   Aqui também está localizado um Posto Aquícola do Ribeiro Frio, onde se encontram os viveiros de trutas arco-íris, cujo objetivo visa a produção de trutas para o repovoamento das linhas de águas da Ilha da Madeira.


Conhecer a Vereda dos Balcões

 

    Este percurso inicia-se no Ribeiro Frio e tem como destino o fabuloso Miradouro dos Balcões. Neste miradouro é possível contemplar os vários picos da Ilha da Madeira, destacando-se desde logo os dois picos mais altos da Ilha: o Pico Ruivo (1861m) e o Pico do Areeiro (1817m). A conhecida rocha da Penha d’Águia também faz parte deste cenário de cortar a respiração.



Tentilhão



Bis-bis

O local também é ideal para a apreciação de aves, pois há uma grande variedade que saúda os visitantes deste miradouro. Entre estas pequenas e simpáticas criaturas sobressaem o Bis-bis, o Tentilhão, a Lavadeira, o Melro-Preto, o Papinho, a Manta e o raríssimo Pombo Trocaz.



"Ver estas criaturas de perto é algo inexplicável... Obrigado, professora Mª José pela oportunidade e partilha de momentos à mão de guardar no coração!"

Turma do 4º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário