sexta-feira, 21 de junho de 2024

Visita ao Parque Florestal do Ribeiro Frio

 A manhã do dia 14 de junho foi dedicada a um passeio refrescante pela encantadora Floresta Laurissilva  da Madeira, para os nossos alunos finalistas do 4º ano, que em jeito de assinalar o desfecho do 1º Ciclo puderam conviver e desfrutar das belas e únicas paisagens da nossa ilha.

Que boa forma de marcar o fecho de um ciclo e guardar memórias desta etapa escolar...


E por falar em ciclo, os alunos iniciaram o seu passeio com uma visita guiada ao Posto Aquícola do Ribeiro Frio, onde puderam apreciar o tal ciclo da vida das famosas trutas.


Pela mão do guia responsável, na sala de incubação destas espécies, tiveram umas lições "in loco" sobre o processo de reprodução das trutas através de ovos fecundados em incubação.

Gostaram de observar também os conhecidos viveiros de trutas arco-íris que posteriormente servirão para o repovoamento das linhas de água na Região.

Para terminar em grande, pois inspiração não faltava, puseram-se a caminho pela Vereda dos Balcões, o tal percurso pedestre que dá direito a uma vista deslumbrante sobre o vale rodeado de montanhas verdejantes tão características da Floresta Laurissilva da Madeira.


Deliciaram-se com a experiência única de observação das mimosas aves, como o bis-bis, o tentilhão ou o pombo-trocaz, espécies conhecidas neste ecossistema.


Dando-lhes de comer à mão...é a tal experiência de guardar como recordação!

Foi sem dúvida um passeio à maneira pelos trilhos e recantos perfeitos para os amantes da paz da Natureza.

A escola agradece a atenção dos responsáveis do Parque Florestal do Ribeiro Frio, bem como o transporte da Autarquia de Machico.


E ainda para concluir, eis um breve apontamento sobre as pesquisas que a turma fez relacionadas com este local privilegiado para a observação da fauna e flora características da Madeira, situado no concelho de Santana.


Massaroco


Gerânio da Madeira


Truta arco-íris

Parque Florestal do Ribeiro Frio, que espaço é este?

   Neste espaço florestal pode ser observada a flora da floresta originária da Madeira, Floresta Laurissilva, que no ano 1999 foi considerada Património Mundial Natural, pela UNESCO, estando presente muitos endemismos vegetais, tais como o loureiro, folhado, til, vinhático, destacando-se ainda o massaroco, as estreleiras, o gerânio da Madeira e  a orquídea-da-serra .

   Aqui também está localizado um Posto Aquícola do Ribeiro Frio, onde se encontram os viveiros de trutas arco-íris, cujo objetivo visa a produção de trutas para o repovoamento das linhas de águas da Ilha da Madeira.


Conhecer a Vereda dos Balcões

 

    Este percurso inicia-se no Ribeiro Frio e tem como destino o fabuloso Miradouro dos Balcões. Neste miradouro é possível contemplar os vários picos da Ilha da Madeira, destacando-se desde logo os dois picos mais altos da Ilha: o Pico Ruivo (1861m) e o Pico do Areeiro (1817m). A conhecida rocha da Penha d’Águia também faz parte deste cenário de cortar a respiração.



Tentilhão



Bis-bis

O local também é ideal para a apreciação de aves, pois há uma grande variedade que saúda os visitantes deste miradouro. Entre estas pequenas e simpáticas criaturas sobressaem o Bis-bis, o Tentilhão, a Lavadeira, o Melro-Preto, o Papinho, a Manta e o raríssimo Pombo Trocaz.



"Ver estas criaturas de perto é algo inexplicável... Obrigado, professora Mª José pela oportunidade e partilha de momentos à mão de guardar no coração!"

Turma do 4º ano

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Semana Regional das Artes

 Neste ano letivo, a nossa escola participa uma vez mais neste evento regional dedicado à divulgação de trabalhos artísticos e criativos dos alunos dos diversos estabelecimentos de ensino da Região, a decorrer na cidade do Funchal, sendo a 13.ª edição da Semana Regional das Artes 2024, com um diversificado programa.


Os alunos da nossa escola deixaram o seu cunho com as modalidades artísticas de Expressão Plástica e Expressão Dramática/Teatro. 


As turmas do 1º Ciclo estiveram envolvidas na exposição/obra “Cubes Sur l`Avenue” (sobre o artista Roger De La Fresnaye), coordenada pelo professor de Expressão Plástica Vítor Silva e com o apoio dos docentes AEC, em especial a professora Cecília Ferreira.

Após a exploração do artista selecionado, as crianças puseram mãos à obra e criaram pinturas em tecido alusivas ao tema artístico.

Inspirados neste pintor cubista francês, ajudaram a dar umas pinceladas com toque decorativo e cores  bem prismáticas.

O trabalho final, um cubo artístico, encontra-se exposto na conhecida Avenida Arriaga, palco desta iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e operacionalizada pela Direção de Serviços de Educação Artística, tendo lugar entre os dias 4 a 9 de junho, no Funchal.


Quanto à modalidade teatral, os alunos do 4º ano apresentaram, no Auditório da Escola Básica 2º 3º Ciclos Horácio Bento Gouveia, uma peça de teatro alusiva à “Lenda de Cavalum”, coordenada pela professora de Música Mara Abreu e com o apoio da técnica superior de biblioteca Cidália Gouveia.

Trata-se de um trabalho colaborativo de pesquisa sobre uma das lendas mais conhecidas do concelho de Machico, que levou a uma adaptação teatral desta mítica e fantasiosa narrativa com traços reais da História da Madeira (A grande aluvião do séc. XIX, desastre natural ocorrido no dia 9 de outubro de 1803)


Foi mais uma enriquecedora experiência numa semana dedicada a passeio e muitas atividades lá fora...

Parabéns a todos pela brilhante prestação neste programa festivo dedicado às artes! 

Agradece-se igualmente a atenção e apoio das entidades responsáveis.

domingo, 2 de junho de 2024

Projeto ETwinning (Programa Erasmus +)

 Para relembrar:

O ETwinning é a maior comunidade de escolas da Europa, contando com mais de 770.000 professores inscritos. Este projeto tem como principal objetivo a criação de redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, com recurso às TIC, de forma a desenvolver o espírito de cidadania europeia (...)

Fonte: https://www.dge.mec.pt/etwinning

Passando a fazer um balanço sobre as dinâmicas da nossa escola no âmbito deste Programa Europeu, na quarta atividade do projeto Etwinning-“A School Day”, fez-se vídeos alusivos a um dia típico na escola, acompanhando a rotina diária dos grupos de crianças. 

Através de imagens e registos orais, as crianças retrataram o seu dia na escola, desde o momento em que chegam ao recinto até à hora de regressar a casa. 

Assim, as nossas crianças ficaram a conhecer as atividades diárias, as diferentes aulas, o recreio, a alimentação dos colegas dos países parceiros do projeto e vice-versa...




Na quinta atividade, foi proposta a partilha de jogos tradicionais de cada país que posteriormente foram dinamizados nas três escolas participantes. 

Esta partilha, para além de divertida, também permitiu aprender sobre as suas tradições, valores e histórias, promovendo a compreensão cultural, a cooperação e a aprendizagem mútua. 



Os jogos tradicionais são ainda importantes pois incentivam a comunicação, a cooperação e o trabalho de equipa.




Como tal, paulatinamente, as crianças são motivadas a colaborar, partilhar ideias e aprender uns com os outros através de projetos colaborativos, sendo uma iniciativa fundamental porque ultrapassa as fronteiras físicas e culturais, promovendo uma verdadeira integração europeia através da educação.

Por tudo o exposto, de enaltecer igualmente, o empenho das crianças e trabalho colaborativo da equipa coordenadora, a docente Cecília Ferreira e educadora Liliana Tomé.