quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Dia de São Martinho

A passada sexta-feira foi ocasião de assinalar a festividade do Dia de São Martinho, uma tradição popular transmitida de geração em geração, bastante associada ao costume de assar as castanhas, o Magusto.

Lembrando a história...

Celebrado um pouco por todo o mundo a 11 de novembro, o dia de São Martinho foi instituído em honra de Martinho, um soldado romano nascido na Hungria, por volta do ano 316, que fundou um mosteiro em Tours, do qual se tornou bispo.




Voltando à nossa realidade escolar, assinalámos o dia com as famosas castanhas assadas, a rainha da festa, pelo que desde já agradecemos a generosa oferta da Junta de Freguesia de Santo António da Serra e a preciosa colaboração do habilidoso assador sr. Elídio. 




Desta vez, contámos com a visita especial dos utentes do Centro de Dia local, que degustaram também as nossas castanhas, assistiram ao programa festivo apresentado pelas crianças e conviveram à volta da mesa, num dia perfeito para lembrar a importância da partilha, generosidade e empatia.



Quanto aos mais pequenos, apreciaram igualmente as suas castanhas de São Martinho, bem acondicionadas nos mimosos cartuchos confecionados com a importante  e artística ajuda dos professores.



Ainda um apontamento sobre a comemoração da festividade...

Os alunos abrilhantaram o dia com uma leitura encenada de provérbios de São Martinho (2º ano), uma peça de teatro da lenda de São Martinho (3º/4º anos) e uma canção alusiva à temática, preparadas na atividade de Biblioteca e com o apoio da professora de Música Mara Abreu.



No final, o nosso diretor Rui Vítor fez os agradecimentos, ressalvando a importância do apoio das instituições locais e do imprescindível trabalho de equipa dos miúdos e graúdos.

E ainda, uma partilha de outras atividades realizadas em âmbito de sala de aula/grupo.

A lenda aos olhos dos alunos do 2º ano


Um teatrinho da lenda, protagonizado pelos pequenos grandes artistas do Pré-Escolar A



Não foi ano de muita castanha, mas as que saboreámos estavam apetitosas!

Sem comentários:

Enviar um comentário