Neste ano letivo, a nossa escola tem integrado o projeto intitulado "Todas e Todos... Fazemos Tudo!- Aprender
a viver como iguais", promovido pela Direção Regional de
Educação, em parceria com a Comissão
para a Cidadania e a Igualdade de Género.
Esta iniciativa visa sensibilizar a comunidade educativa para a questão da igualdade de género, que na
Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicoestá
integrada na área de intervenção da Cidadania e Desenvolvimento (CeD), como
disciplina transversal ao currículo, decorrente das orientações dos domínios a
trabalhar e das competências a desenvolver ao longo do ano.
Sendo a escola um espaço de intervenção educativa privilegiado para a
incorporação de que tudo o que existe é para meninos e meninas e que qualquer
criança tem gostos, preferências e é livre de fazer as suas
escolhas, de acordo com a sua idade, passemos a um registo generalizado de alguns trabalhos dos alunos do 1º Ciclo, realizados especificamente no âmbito da atividade de Biblioteca, sob orientação da técnica superior Cidália Gouveia, em articulação com a Atividade Curricular e outras dinâmicas escolares.
1. Visualização dos vídeos "Girl and Boy", "Sexismo: Repare nele. Fale dele. Acabe com ele." e "Gender Equality", sobre a temática em questão a) Reflexão e diálogo com as crianças sobre os conteúdos abordados
2. Construção de minilivros personalizados (com autorretrato de menina ou menino)
a) Análise da ideia e conceito que as crianças têm de si mesmas
b) Observação das cores e traços predominantes
3. Jogos (desenho, cores, imagens, etc.)
a) Jogo "Cadela ou cão"
b) Jogo "Escolhe a cor" (Observação de cores)
c) Jogo "Oferece um livro aos pais" (Observação de escolhas, temas, vestuário, etc.)
d) Jogo "O teu Pinóquio"
e) Jogo "Escolhe o teu grupo"
f) Jogo "O meu brinquedo" (Observação dos brinquedos das meninas e dos meninos)
4. Levantamento das profissões dos pais (mãe, pai)
5. Painel/exposição alusiva ao Dia da Mulher (mensagens positivas das crianças do 1º Ciclo sobre respeito, liberdade e igualdade entre mulheres e homens)
6. Peça de teatro "Auto de Natal" (a cargo dos docentes da escola, no convívio de Natal, apresentada à comunidade educativa)
7. Participação no passatempo "A Equipa Espacial"
a) Leitura da obra A Equipa Espacial, de Bruno Magina
b) Reflexão e diálogo sobre a história e sua temática, a questão do bullying na escola (alunos do 4º ano)
c) Participação no passatempo de ilustração "A Equipa Espacial" (livro autografado oferecido a aluna do 4º ano)
O desafio e caminho a seguir consiste em sensibilizar a comunidade educativa para a questão da igualdade de género, fazendo ver aos mais pequenos que todas e todos ganham com a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
Todas e todos perdem com preconceitos e estereótipos de sexismo!
Sem comentários:
Enviar um comentário