sábado, 19 de junho de 2021

Mass Training em Suporte Básico de Vida

Na passada 4.ª feira, 9 de junho, os alunos das turmas do 3.º e 4.º anos, do edifício escolar dos Maroços, participaram numa sessão de sensibilização dinamizada pelo nosso professor de Educação Físico-Motora, Rui Vítor, acerca de exercícios de Mass Training em Suporte Básico de Vida.
O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada. 
O professor Rui explicou que o SBV faz parte da cadeia de sobrevivência e consiste em duas ações: compressões torácicas (para fazer o sangue circular) e ventilações (para dar oxigénio aos pulmões).
O Suporte Básico de Vida pode prevenir lesões dos órgãos vitais, como o cérebro e coração, aumentando a probabilidade de sobrevivência com qualidade de vida.
A cadeia de sobrevivência envolve uma sequência de atitudes vitais para recuperar uma vítima em paragem cardiorrespiratória:
  • pedir ajuda, ligando 112. Identifique-se, diga o local onde se encontre e que identificou uma pessoa em paragem cardiorrespiratória. Não desligue enquanto não lhe disserem que o pode fazer;
  • volte para junto da vítima e inicie de imediato as manobras de suporte básico de vida, com as devidas adaptações em contexto de pandemia por COVID-19;
  • se tiver acesso a um desfibrilhador, utilize-o seguindo as orientações do equipamento.
Trata-se de um importante reforço da Cadeia de Sobrevivência, saber como reagir e o que fazer quando o coração está parado, com recurso às próprias mãos, suportando a vida com compressões torácicas, até que os serviços de emergência médica cheguem.
Depois do professor ter feito uma breve exposição sobre a problemática da PCR e dos gestos que salvam vidas, os alunos puderam experimentar, à vez, os exercícios de Mass Training em Suporte Básico de Vida. 

Gestos que salvam vidas!















Esta formação teve como objetivo primordial sensibilizar/habilitar os alunos para a correta atuação em situações de emergência, nomeadamente no reconhecimento de situações de paragem cardíaca (PCR), e para a realização de manobras de reanimação numa situação real. 

Sem comentários:

Enviar um comentário