O projeto “Aprender com o Cinema” do programa Educamedia da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, continuou no 2.º período com a visualização e exploração do filme "O Principezinho".
A escolha deste filme teve em conta a operacionalização do nosso Projeto Educativo de Escola que é "Crescer com Valores".
O filme conta a história de uma menina com uma educação super rigorosa. Ela conhece o vizinho da casa ao lado, que lhe envia um desenho num pequeno avião de papel. Esse homem, que em tempos fora aviador, conta-lhe histórias das suas viagens e de como conheceu, em pleno deserto, um principezinho louro que lhe disse viver no asteroide B612.
O Principezinho, um filme de Mark Osborne, é adaptado pela primeira vez ao cinema através da icónica obra-prima de Antoine de Saint-Exupéry. Estreou em Portugal a 3 de dezembro de 2015. Na primeira semana de março as turmas do 1.º ciclo, de ambos os edifícios escolares, visualizaram o filme.
Os alunos gostaram muito do filme!
Para a exploração do mesmo, os alunos do grupo do 1.º ano fizeram uma pesquisa sobre as imagens do filme. Já os alunos do grupo do 2.º ano refletiram sobre o que adoram fazer enquanto crianças.
Ora veja os seus trabalhos:
Na turma do 3.º ano foi realizado um trabalho de reflexão através do diálogo. Os alunos partilharam as suas opiniões e a visão que têm em relação aos adultos. Assim, os alunos consideraram que “os adultos estão sempre muito ocupados…”, “estão sempre a trabalhar e não têm tempo para nada…”, “têm sempre pressa…”, “são muito preocupados com os filhos…”, “com o emprego…”, "têm muitas responsabilidades…” e “não podem fazer asneiras nem brincar…”. Estas razões foram justificativas para que a maioria dos alunos desejasse ser sempre criança: “Não quero ser adulto, sou mais feliz assim!”, muitos retorquiram.
A dado momento do diálogo, dois docentes presentes partilharam com os alunos o que os tornam felizes enquanto adultos: “a felicidade de ter um trabalho que gostam...”, “a felicidade de serem pais...”, “o terem uma casa, um carro...”, etc. Ora, os alunos puderam constatar que afinal ser adulto não é assim tão estranho como eles pensavam. No fim, já haviam opiniões diferentes por parte de alguns alunos.
Em conjunto, puderam refletir que não importa ser criança ou adulto. O importante é seguir os nossos sonhos, lutar por aquilo que queremos e não nos deixar levar pelas preocupações do dia a dia.
Após este diálogo muito consciente e assertivo, a turma elaborou em conjunto um acróstico com o nome do título do filme. Ora veja a sensibilidade dos alunos desta turma:
A turma do 4.º ano explorou o making of da versão portuguesa. Os alunos descobriram quais os atores por detrás das vozes da dobragem portuguesa.
No centro de toda a história está uma pequena menina (Joana Ribeiro) que é extremamente forçada pela sua mãe (Rita Blanco) a estudar para se tornar numa adulta inteligente e capaz de se adaptar perfeitamente ao mundo adulto, competitivo e difícil. Quem está constantemente a distrair a menina é o seu excêntrico e bondoso vizinho, O Aviador (Rui Mendes). O Aviador oferece à sua nova amiga uma experiência única de vida – um mundo extraordinário onde tudo é possível. Um mundo que ele mesmo vivenciou na sua adolescência pelas mãos de O Principezinho (Francisco Monteiro).
Este filme ensina-nos, acima de tudo, a manter os sonhos bem presentes nas nossas vidas.
Só se vê com o coração o que é verdadeiramente essencial. O essencial é invisível aos olhos! Ora, pegando nesta expressão, os alunos do 4.º ano exploraram esta temática e elaboraram nuvens de palavras. Ora veja o que eles descobriram o que é verdadeiramente importante:
Relembramos que no 1.º período o filme trabalhado por nós foi "Kenai e Koda". Clique na hiperligação para re(ver) o que fizemos: Educamedia - Aprender com o cinema - 1.º Período
Sem comentários:
Enviar um comentário