Na tarde do passado dia 14 de dezembro, os alunos do 1º Ciclo foram o público-alvo de uma ação de esclarecimento dedicada à saúde e bem-estar das crianças, a cargo da doutora Daniela Pestana, médica do Centro de Saúde do Santo da Serra.
"A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária, criada já em 1977 para a Campanha de Educação Alimentar "Saber comer é saber viver".
As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros por dia. Cada um dos grupos apresenta funções específicas e características nutricionais específicas, pelo que todos eles devem estar presentes na alimentação diária, não devendo ser substituídos entre si. Dentro de cada grupo estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes, podendo e devendo ser regularmente substituídos uns pelos outros, por forma a assegurar a necessária variedade..."
Fonte: https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/riscos-nutricionais-/roda-dos-alimentos.aspx
O sono entre as crianças pequenas é, frequentemente, uma preocupação para os pais. Os hábitos sadios de sono são essenciais para um bom desenvolvimento cognitivo, comportamental, emocional e físico da criança.
E para encerrar esta diferente aula sobre a saúde e bem-estar infantil, as crianças debruçaram-se sobre uma temática atual e de certa problemática e desafiante, que é o excessivo tempo dedicado aos écrans.
O tempo de ecrã refere-se à quantidade de tempo que alguém despende a usar dispositivos eletrónicos, como smartphones, tablets, computadores e televisões. Nos últimos anos, o uso desses dispositivos tornou-se cada vez mais prevalente, originando algumas preocupações.
As novas tecnologias são um benefício e muito úteis nos dias atuais, para miúdos e graúdos. Contudo, é urgente incutir regras e limites ao tempo diário passado diante de um écran.Por exemplo, a crianças de 6 aos 9 anos, limitar o tempo a duas horas por dia...
Resta agradecer a oportunidade, a amabilidade e atenção da doutora Daniela para com as nossas crianças, que sempre ficam a ganhar com este tipo de ações promotoras de um desenvolvimento harmonioso e mais saudável.
Sem comentários:
Enviar um comentário