O "inverno boreal" tem início com o solstício de inverno no Hemisfério Norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 20 de março nesse mesmo hemisfério.
Com o mês de março à porta, toca a lembrar a estação do inverno na sua despedida...
De facto, nos últimos tempos, esta estação mais fria não tem marcado grande presença, muito à conta dos dias de primavera e verão que têm dado ar de sua graça.
Ainda assim, no calor dos dias, inspiração não tem faltado para pintar a nossa escola de tons mais frescos e invernosos.
Aos pequenitos da Creche, foi-lhes ensinado a cor desta estação...
Um boneco de neve é sempre um encanto para os olhares dos pequenos da Transição e Pré-Escolar A.Sem esquecer o Ciclo da Água, pela mão do grupo da sala Pré A e já agora também abordado pela turma do 2º ano, através da obra A Menina Gotinha de Água, no projeto de Educação Literária.
Na sala do Pré-Escolar B, é importante lembrar o uso de roupas mais quentinhas, não esquecendo o amigo guarda-chuva, que infelizmente não foi preciso trazer muitas vezes.
Ficou registado no mapa do tempo os dias de chuva escassa...
E no tempo mais dedicado à expressão plástica e à educação literária (Biblioteca), os alunos dos 1º/2º anos deixaram as suas impressões com fantásticos bonecos de neve e genuínos registos sobre o inverno.
E embalados pela música "Cai chuva ping ping", explorada na Expressão Musical, deixaram traços invernais.
E por falar em bonecos de neve, a hora do conto da Biblioteca homenageou estas figuras carismáticas, que sempre conquistam a atenção de pequenotes e mais crescidos, com a história de Fabrice Lelarge, "O boneco de neve".
Com a ternurenta história "A ovelhinha preta", de Elizabeth Shaw, na atividade de educação literária, a lembrar o frio do inverno, a turma do 1º ano deu vida às fofinhas ovelhinhas...
E vistoso guarda-chuva sempre à mão!
Inverno chuvoso, verão abundante.
Ditado popular
Sem comentários:
Enviar um comentário