A educação emocional pretende desenvolver nas crianças o sentido de saber controlar, gerir e exprimir as emoções, usando-as da melhor forma, assim como promover um bom relacionamento interpessoal.
Como tal, a sala dos pequenotes da Transição tem sido palco de brincadeiras à volta das emoções e dos sentimentos, de modo a pô-los em contacto com o mundo perplexo e fascinante da inteligência emocional.Cada vez mais, e desde tenra idade, é crucial expor as crianças a situações/realidades que as levem ao confronto com as suas emoções e as dos outros.
"O monstro das cores bagunçou as próprias emoções e agora não
consegue mais dizer o que sente. Será que ele conseguirá colocar tudo
no lugar?"
Inspirados nos fantásticos livros "O Monstro das Cores" e "Quando me sinto...", divertiram-se à sua maneira com a expressão das suas emoções, associadas às cores específicas.
É importante de emoções falar quanto respirar!
Eis alguns espetaculares registos sobre a atividade.
Quanto ao sentimento AMOR, falaram sobre os seus gostos...
Quanto à ALEGRIA, viram que há muitas formas de ser alegre.
A CALMA é preciosa para o descanso integral do ser humano! Há muitas maneiras de acalmar o corpo e a mente. E tudo fica diferente!Por vezes, também experienciamos sentimentos fortes tais como a RAIVA, o MEDO e a TRISTEZA, pelo que é fundamental saber reconhecê-los e controlá-los.
Tão simples mas simultaneamente complexo este mundo das emoções. Por isso, quanto mais cedo esta questão for explorada e com ela brincar a vários níveis, melhor será gerir os sentimentos na vida adulta.
A inteligência emocional deve ser explorada e valorizada de modo a desenvolver nas crianças competências essenciais tais como a autoconsciência, gestão das emoções, autoconhecimento, empatia e gestão de relacionamentos em grupos.
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