A tarde do dia 9 de março foi dedicada ao tema da pediculose. Os alunos dos 3º e 4º anos, assim como os encarregados de educação, puderam assistir a uma sessão informativa sobre a temática, a cargo da Farmácia Esperança e sob orientação dos doutores Edite Ferreira e Rodrigo Pita.
A pediculose da cabeça (infestação por piolhos) é uma das parasitoses mais frequente no ser humano.
Como tal, todo o cuidado e alerta nunca são de mais!
O público-alvo desta ação de esclarecimento foi sensibilizado para a questão da importância de um diagnóstico precoce, para evitar o contágio direto e o surgimento de surtos.
Foi-lhes lembrado que o piolho da cabeça (Pediculus humanus capitis) vive no couro cabeludo e no cabelo das pessoas, sobretudo nas crianças, mas pode ocorrer em qualquer idade.
É um parasita externo (ectoparasita) e completa o seu ciclo de vida no seu único hospedeiro, as pessoas, de cujo sangue se alimenta. Fora do seu hospedeiro, o piolho não sobrevive durante muito tempo.
Também houve uma divulgação de alguns produtos antiparasitários, na forma de champô ou loção e spray, como exemplo de tratamento mais eficaz. Estes produtos vendem-se nas farmácias, são de venda livre e, na maioria dos casos, contêm inseticidas.
As crianças receberam um útil kit informativo sobre a temática em causa.
A escola agradece a atenção dos responsáveis da Farmácia Esperança. Tratou-se de uma sessão muito importante e esclarecedora para uma prevenção e tratamento deste tipo de infestação.
Sem comentários:
Enviar um comentário