As tardes dos dias 13 e 14 de dezembro foram dedicadas a uma visita ao espaço da Sidraria de Santo António da Serra, a primeira da Região Autónoma da Madeira capacitada para produzir, engarrafar e colocar no mercado um produto com história. Aqui as crianças do Pré-Escolar B e do 1º Ciclo puderam conhecer melhor o processo de laboração dedicado à produção de sidra.
A visita guiada esteve a cargo dos engenheiros responsáveis que bem apresentaram o espaço e explicaram o processo inerente à produção de sidra regional, a bebida obtida pela fermentação do sumo natural proveniente da prensagem de frutos frescos de pereiro/macieira.
Logo na entrada do espaço, os alunos puderam apreciar o espetacular mural exemplificativo de todo o processo de produção da sidra.No interior da sidraria, puderam observar todos os passos respeitantes à produção da bebida. Nesta altura do ano, não foi possível ver em direto a dita produção da sidra, uma vez que a época dos pêros/maçãs é mais nos meses de setembro e outubro. Porém, deu para ter uma visão generalizada do cenário aquando da fabricação desta bebida muito tradicional na Madeira.
Dentro do local, viram ao vivo os equipamentos tecnológicos específicos para a produção e comercialização
de sidras.
Puderam ver o sistema de corte e prensagem das maçãs, cubas de fermentação e estágio, e linha de engarrafamento, rotulagem, rolhagem/capsulagem da bebida.
No final da visita, receberam uma lembrança e levaram para casa mais conhecimentos sobre a nossa produção regional, que bem precisa de ser divulgada e impulsionada.
A escola agradece a disponibilidade e atenção do recente espaço dedicado à produção e economia locais, no âmbito de géneros alimentícios e produtos agrícolas.
Sem comentários:
Enviar um comentário