sábado, 21 de maio de 2022

Visita ao Solar de São Cristóvão

 A manhã do dia 19 de maio, Dia de Aulas ao Ar Livre, não poderia ter sido melhor para os alunos dos 3º e 4º anos, que fizeram uma boa caminhada a pé até ao conhecido Solar de São Cristóvão, situado no sítio do Caramanchão em Machico.

Que combinação perfeita, aulas com lazer e cultura à mistura! Tudo à altura de um dia em que se assinalou também a importância do contacto com a natureza e o ar livre.


Mas que solar é este?

Este local já dispensa muitas apresentações, aliás há pouco tempo atrás alunos da nossa escola o visitaram, pelo que este blogue já disponibiliza informações sobre tal (por exemplo, na publicação alusiva de fevereiro de 2020).

E para mais detalhes, consultar a seguinte fonte:

https://cultura.madeira.gov.pt/solar-sao-cristovao


Passando agora ao apontamento sobre este passeio fantástico realizado na passada quinta-feira, aqui fica o balanço fotográfico da visita a um dos imóveis de grande interesse arquitetónico e cultural de Machico.


Os alunos conheceram a capela do solar construído no século XVII.


E entraram, com olhos de espanto e curiosidade, nas várias divisões do imóvel, o rés-do-chão, o primeiro e segundo andar, onde puderam ver os traços históricos de outros tempos.

Apreciaram o salão nobre e a sala de jantar com a sua requintada mesa...



Puderam ver de perto livros, quadros, fotografias, instrumentos e objetos decorativos alusivos à época passada deste solar.


Puderam ver ao vivo e a cores relíquias e testemunhos históricos que contam a sua história.


Puderam sentir, ouvir e tirar algumas notas sobre a interessante aula de História da Madeira, conduzida pelo responsável da visita.




Há pormenores que marcaram como o rico e sublime bordado madeira, os diversos utensílios da divisão dedicada à cozinha e o espaço do quarto de dormir.




E como a jogar tudo pode ser mais divertido para as crianças, ainda brincaram com uns puzzles relacionados com ícones do solar de São Cristóvão.



No exterior, deu para apreciar o edifício e apanhar uma lufada de ar fresco no verdejante e imponente jardim.



Certamente que os alunos regressaram contentes e ávidos de novidades para contar na escola e em  família. Foram com a mochila cheia de boas experiências e aventuras, colecionadas no solar e colhidas ao longo da caminhada ao ar livre.


Um obrigado às docentes Manuela Tímóteo e Lisandra Nunes que acompanharam os seus alunos neste passeio cultural!

Agradecemos também a disponibilidade e atenção dos anfitriões da visita ao solar!

Sem comentários:

Enviar um comentário