quinta-feira, 21 de março de 2019

Brincadores de Sonhos - O Mealheiro das Poupanças

SOMOS BRINCADORES DE SONHOS!

A arte de ser empreendedor implica muita criatividade.

A 21 de março, a turma do 4.º ano chegou à sessão "O MEALHEIRO DAS POUPANÇAS".

Tomar consciência da relevância da literacia financeira no mundo atual foi o grande objetivo trabalhado nesta sessão.


Nesta sessão, dialogámos imenso. Refletimos muito. 

Começámos por questionar os alunos se sabiam o que era poupar. 
Todos responderam que sim!
Perguntámos se tinham em casa um mealheiro. 
Todos responderam que sim! 
O tradicional mealheiro-porco em louça.


Questionámos ainda: "Como faziam para poupar? 
Que estratégias recorriam para obter as suas poupanças?"
Uns responderam que têm uma conta bancária. 
Outros argumentaram que guardam no mealheiro o dinheiro para comprar algo do seu interesse. 
Curiosamente, uma aluna respondeu que não confia nos bancos. E se possível, nunca terá uma conta bancária. 
Aí, questionámos como é que ela fará quando começar a trabalhar, uma vez que implica ter uma conta num banco. A aluna hesitou. Fixou-nos com um olhar perspicaz e lá respondeu: "Espero que o país esteja melhor!"

Após este diálogo proveitoso, partimos para o manual Brincadores de Sonhos



A criatividade é a capacidade de operacionalizar conhecimentos, atitudes e habilidades no sentido de produzir novas ideias. 

Assim sendo, perguntámos aos alunos se conheciam alguém que tivesse criado algo original e de valor, alguém do concelho de Machico.
Aqui, ficaram meio perdidos. Falaram no presidente da câmara municipal. Explicámos que ele lidera os munícipes. 
Depois, com a nossa orientação e ajuda, um aluno referiu que tem uma prima pasteleira que cria bolos artísticos. 
Ficámos curiosos. 
Fomos descobrir... 
Que talento! Que originalidade!
Quer saber quem é?
Clique aqui:  Petite Patisserie

Depois, lemos e explorámos a história que acompanha esta sessão: "Armadilha na Quinta".



Em conjunto, fizemos uma reflexão de como podemos ser criativos para poupar. Para poupar mais.

E, em jeito de conclusão, analisámos a Paleta da Criatividade.


Primeiro, incubamos uma ideia.
Segundo, preparamos a ideia.
Terceiro, produzimos a ideia.
E quarto, avaliamos a ideia.

Mas afinal o que é incubar?
Os alunos não sabiam responder muito bem.
Então, fomos procurar no dicionário. E descobrimos que é planear, preparar.


Chegámos à conclusão que a Paleta da Criatividade pode ser rotativa. 
E que uma ideia pode originar outra ideia, obtendo diferentes produções e, consequentemente, diversas avaliações.

O que importa é ter uma ideia. Ser criativo. Ser empreendedor.

Para a semana, chegaremos à sessão número 9: A MESA DA PARTILHA.

Aqui vamos explorar a cooperação. A colaboração produtiva. 

Até lá, poupe. Poupe muito!

Sem comentários:

Enviar um comentário