SOMOS BRINCADORES DE SONHOS!
A arte de ser empreendedor implica muita criatividade.
A 21 de março, a turma do 4.º ano chegou à sessão "O MEALHEIRO DAS POUPANÇAS".
Tomar consciência da relevância da literacia financeira no mundo atual foi o grande objetivo trabalhado nesta sessão.
Nesta sessão, dialogámos imenso. Refletimos muito.
Começámos por questionar os alunos se sabiam o que era poupar.
Todos responderam que sim!
Perguntámos se tinham em casa um mealheiro.
Todos responderam que sim!
O tradicional mealheiro-porco em louça.
Questionámos ainda: "Como faziam para poupar?
Que estratégias recorriam para obter as suas poupanças?"
Uns responderam que têm uma conta bancária.
Outros argumentaram que guardam no mealheiro o dinheiro para comprar algo do seu interesse.
Curiosamente, uma aluna respondeu que não confia nos bancos. E se possível, nunca terá uma conta bancária.
Aí, questionámos como é que ela fará quando começar a trabalhar, uma vez que implica ter uma conta num banco. A aluna hesitou. Fixou-nos com um olhar perspicaz e lá respondeu: "Espero que o país esteja melhor!"
Após este diálogo proveitoso, partimos para o manual Brincadores de Sonhos.
A criatividade é a capacidade de operacionalizar conhecimentos, atitudes e habilidades no sentido de produzir novas ideias.
Assim sendo, perguntámos aos alunos se conheciam alguém que tivesse criado algo original e de valor, alguém do concelho de Machico.
Aqui, ficaram meio perdidos. Falaram no presidente da câmara municipal. Explicámos que ele lidera os munícipes.
Depois, com a nossa orientação e ajuda, um aluno referiu que tem uma prima pasteleira que cria bolos artísticos.
Ficámos curiosos.
Fomos descobrir...
Que talento! Que originalidade!
Quer saber quem é?
Clique aqui: Petite Patisserie
Em conjunto, fizemos uma reflexão de como podemos ser criativos para poupar. Para poupar mais.
E, em jeito de conclusão, analisámos a Paleta da Criatividade.
Segundo, preparamos a ideia.
Terceiro, produzimos a ideia.
E quarto, avaliamos a ideia.
Mas afinal o que é incubar?
Os alunos não sabiam responder muito bem.
Então, fomos procurar no dicionário. E descobrimos que é planear, preparar.
Chegámos à conclusão que a Paleta da Criatividade pode ser rotativa.
E que uma ideia pode originar outra ideia, obtendo diferentes produções e, consequentemente, diversas avaliações.
O que importa é ter uma ideia. Ser criativo. Ser empreendedor.
Para a semana, chegaremos à sessão número 9: A MESA DA PARTILHA.
Aqui vamos explorar a cooperação. A colaboração produtiva.
Até lá, poupe. Poupe muito!
Sem comentários:
Enviar um comentário