SOMOS BRINCADORES DE SONHOS!
A 28 de março, a turma do 4.º ano chegou à sessão número nove do programa Brincadores de Sonhos: A MESA DA PARTILHA.
Para dar as boas-vindas a esta sessão, começámos, precisamente, por partilhar com os alunos as fotos e os vídeos que recebemos do professor Jacinto Jardim, o coordenador deste programa, aquando a visita oficial realizada na nossa escola a 8 de março.
Quer contextualizar-se? Clique aqui!
A 28 de março, a turma do 4.º ano chegou à sessão número nove do programa Brincadores de Sonhos: A MESA DA PARTILHA.
Para dar as boas-vindas a esta sessão, começámos, precisamente, por partilhar com os alunos as fotos e os vídeos que recebemos do professor Jacinto Jardim, o coordenador deste programa, aquando a visita oficial realizada na nossa escola a 8 de março.
Quer contextualizar-se? Clique aqui!
Falámos das experiências deste dia. O que sentimos nesta manhã. O que conseguimos transmitir.
Falámos da riqueza do trabalho em equipa. Da cooperação. Dos elogios. Do orgulho.
E partindo desta partilha, explorámos a competência empreendedora da cooperação.
Discutimos se aprendemos mais sozinhos ou em equipa. Se preferimos brincar sozinhos ou uns com os outros. E se, alguma vez, sentimos que ganhámos um jogo quando jogámos em equipa.
Após esta reflexão, lemos e explorámos a história que acompanha esta sessão: "Todos Ajudam na Quinta".
De seguida, trabalhámos a dinâmica dos Favores em Cadeia.
Debatemos os favores que podemos fazer. E os favores que podemos receber em contexto familiar.
Posto isto, analisámos o PENTAGRAMA DA COOPERAÇÃO.
Concluímos que as palavras "relacionamento", "responsabilidade", "respeito", "interajuda" e "diálogo" estão todas interligadas.
À tarde, na aula TIC, continuámos a exploração desta sessão (como habitualmente) e trabalhámos a dinâmica dos Favores em Cadeia entre os amigos. Discutimos se aprendemos mais sozinhos ou em equipa. Se preferimos brincar sozinhos ou uns com os outros. E se, alguma vez, sentimos que ganhámos um jogo quando jogámos em equipa.
Após esta reflexão, lemos e explorámos a história que acompanha esta sessão: "Todos Ajudam na Quinta".
De seguida, trabalhámos a dinâmica dos Favores em Cadeia.
Debatemos os favores que podemos fazer. E os favores que podemos receber em contexto familiar.
Posto isto, analisámos o PENTAGRAMA DA COOPERAÇÃO.
Concluímos que as palavras "relacionamento", "responsabilidade", "respeito", "interajuda" e "diálogo" estão todas interligadas.
Os alunos, aos pares, refletiram sobre o que podem dar e o que podem receber numa amizade.
O resultado final foi este.
Ora veja:
Para a semana chegaremos à sessão número dez: O FAROL!
Aqui exploraremos a liderança. A influência positiva de saber liderar e de saber ser liderado.
Até lá, "Queira o bem. Faça o bem. O resto vem."
Gratidão pela partilha
ResponderEliminar