Ao longo deste semestre, as crianças da sala do Pré-Escolar dos Golfinhos dinamizaram vários projetos, sempre com grande entusiasmo, curiosidade e vontade de aprender. Partindo das suas próprias perguntas e interesses, envolveram-se em processos de descoberta que permitiram explorar temas muito diversos, cruzando saberes e desenvolvendo competências em várias áreas.
Um dos projetos foi a vontade de criar um teatro para apresentar aos pais. Desde a construção dos cenários e figurinos, passando pelos ensaios, este projeto juntou a criatividade, a expressão dramática, o trabalho em equipa e a emoção de partilhar com as famílias aquilo que aprenderam e construíram.
Seguiram-se alguns projetos de pesquisa, tais como “Como nascem os polvos?, “As lulas”, “Os caranguejos” e "Porque morrem os peixes debaixo de água?", que foram o ponto de partida para investigações, pesquisas, experiências, desenhos e muitas conversas.
Quiseram ainda saber “Se há mais mulheres ou homens no mundo?”, o que levou a explorações com mapas, gráficos, dados e à conclusão de que o mundo é feito de muitas realidades diferentes...
Num passeio pelo parque das redondezas, as crianças constataram que havia lixo espalhado nas áreas circundantes à escola, no chão, nos terrenos...
Incomodadas com a situação, decidiram agir e criar cartazes e sinais a apelar que as pessoas não deitem lixo no chão. Foi um projeto com um forte sentido cívico e ambiental, que mostrou a capacidade de observação e o desejo genuíno de contribuir para um mundo melhor.
Todos estes projetos englobaram pesquisas, registos escritos e gráficos, experiências, artes plásticas, dramatizações e muitas outras formas de expressão. As crianças trabalharam de forma ativa e empenhada, integrando várias áreas de desenvolvimento de forma significativa.
Tiveram ainda oportunidade de apresentar os seus projetos aos amigos de outras salas do 1º Ciclo e Pré- Escolar, mostrando assim todas as aprendizagens em momentos de partilha muito enriquecedores.
Sem comentários:
Enviar um comentário