sábado, 5 de julho de 2025

Festa Final de Ano Letivo

 Na manhã do dia 27 de junho de 2025, a escola foi palco de mais uma celebração festiva de encerramento do ano letivo, sendo igualmente ocasião especial de homenagear os nossos finalistas do Pré-Escolar e 4º ano.

Nesta reta final, juntos celebrámos pois um ano letivo recheado de tanto que contar...


Foi com certeza outro fecho de ciclo repleto de diversas aprendizagens, conquistas, alegrias, superações, desafios, histórias, risos, resiliência, fragilidades e muitas muitas memórias que as crianças levarão para a vida.


Como tal, para encerrar de forma memorável, houve um programa festivo que contou com a brilhante atuação de todas as crianças e imprescindível apoio da equipa docente, pessoal não docente e encarregados de educação.

Tivemos casa cheia neste dia de partilha, convívio e muitas emoções, pelo que é de agradecer desde já a presença das famílias e entidades locais.


Os finalistas do 4º ano foram os especiais apresentadores da festa que teve o seu início com a mimosa participação dos bebés da Creche, bem acompanhados pelos alunos dos 3º e 4º anos.

Passemos então ao registo fotográfico do serão festivo!

Creche/3º e 4º anos, canção "Bolinha de Sabão"


Transição, canção "Dois peixinhos"


Pré-Escolar Peixinhos, música teatralizada "O dinossauro"


2º ano (Micaela) Leitura encenada do poema "A menina azul", de Luísa D. Soares

Pré-Escolar Golfinhos/ 2º ano, canção dramatizada "Planeta Azul"



1º ano, canção "Adivinha o quanto gosto de ti"


Finalistas 4º ano, canção coreografada "És do mundo"


3º ano, atuação de flauta do "Hino da Alegria"



Finalistas Pré-Escolar Golfinhos e 4º ano, canção "Amizade e União"


Eis o momento emocionante e marcante, a sessão de entrega dos diplomas dos finalistas do Pré-Escolar e 4º ano, que contou com a presença das entidades locais, a saber a delegada escolar Fátima Correia, o presidente da Junta de Freguesia de Santo António da Serra Gilberto Rodrigues e a presidente da Casa do Povo local Adriana Marques.





Tempo de tocantes dedicatórias e homenagens dos encarregados de educação dos finalistas...



No encerramento da festa, o diretor Rui Vítor fez os devidos agradecimentos a todos os presentes e aos que tornaram possível esta celebração, bem como deixou outras palavras de gratidão para com aqueles que prestaram importante apoio, ao longo do ano, na aquisição e reparação de material/equipamento.


E ainda, houve miminhos doces para os finalistas do 4º ano com as suas famílias, bem como para as demais crianças da escola!




De resto, agradecer a colaboração de todos e parabenizar as crianças pelo fantástico trabalho recheado de música, cor, alegria, emoções fortes e mensagens importantes.



FÉRIAS felizes para todos! ***

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Lembrar Luís de Camões (V Centenário do seu Nascimento)

 Por ocasião da aplicação da Prova Diagnóstico de Fluência Leitora, no passado mês de junho, os alunos da turma do 2.º ano debruçaram-se um pouco sobre esta figura icónica para descoberta de quem foi Camões e da sua importância para a língua e cultura portuguesas.


Numa altura em que se assinalou o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, no dia 10 de junho de 2025, as atividades desenvolvidas no contexto do diagnóstico da fluência leitora ganharam maior sentido. 

Na atividade de Biblioteca e a par com a Componente Curricular, partindo das sugestões explanadas na página de Internet da Rede de Bibliotecas Escolares, para uma breve contextualização sobre Camões e o V Centenário do seu Nascimento, os alunos exploraram vídeos do Youtube e leram alguns textos alusivos.





Como tarefas mais orientadas para uma sensibilidade estética e criatividade, construíram as suas  máscaras do Camões e deram forma a pergaminhos relacionados com a época e a obra do conhecido autor português.



Assim foi lembrada, à altura dos mais pequenos, esta grande figura ilustre da nossa história e cultura portuguesa.

1º Ano, Curricular



Falar de Portugal é sem dúvida lembrar este poeta e soldado, Luís Vaz de Camões!

terça-feira, 1 de julho de 2025

Projetos de Descoberta e Partilha (Pré-Escolar Golfinhos)

 Ao longo deste semestre, as crianças da sala do Pré-Escolar dos Golfinhos dinamizaram vários projetos, sempre com grande entusiasmo, curiosidade e vontade de aprender. Partindo das suas próprias perguntas e interesses, envolveram-se em processos de descoberta que permitiram explorar temas muito diversos, cruzando saberes e desenvolvendo competências em várias áreas.


Um dos projetos foi a vontade de criar um teatro para apresentar aos pais. Desde a construção dos cenários e figurinos, passando pelos ensaios, este projeto juntou a criatividade, a expressão dramática, o trabalho em equipa e a emoção de partilhar com as famílias aquilo que aprenderam e construíram.




Seguiram-se alguns projetos de pesquisa, tais como “Como nascem os polvos?, “As lulas”, “Os caranguejos” e "Porque morrem os peixes debaixo de água?", que foram o ponto de partida para investigações, pesquisas, experiências, desenhos e muitas conversas. 




Quiseram ainda saber “Se há mais mulheres ou homens no mundo?”, o que levou a explorações com mapas, gráficos, dados e à conclusão de que o mundo é feito de muitas realidades diferentes...




Num passeio pelo parque das redondezas, as crianças constataram que havia lixo espalhado nas áreas circundantes à escola, no chão, nos terrenos... 




Incomodadas com a situação, decidiram agir e criar cartazes e sinais a apelar que as pessoas não deitem lixo no chão. Foi um projeto com um forte sentido cívico e ambiental, que mostrou a capacidade de observação e o desejo genuíno de contribuir para um mundo melhor.






Todos estes projetos englobaram pesquisas, registos escritos e gráficos, experiências, artes plásticas, dramatizações e muitas outras formas de expressão. As crianças trabalharam de forma ativa e empenhada, integrando várias áreas de desenvolvimento de forma significativa. 




Tiveram ainda oportunidade de apresentar os seus projetos aos amigos de outras salas do 1º Ciclo e Pré- Escolar, mostrando assim todas as aprendizagens em momentos de partilha muito enriquecedores.





Fica a excelente dica!