Trabalhar as emoções básicas com crianças em contexto escolar é crucial para o seu desenvolvimento integral. Nesta fase, as crianças estão a consolidar a sua compreensão do mundo e das suas próprias experiências emocionais.
Ao aprenderem a identificar, expressar e gerir emoções como alegria, tristeza, raiva, calma e medo, elas desenvolvem a sua inteligência emocional.
Assim sendo, no decorrer dos meses de fevereiro e março, desenrolou-se atividades ligadas à temática e teve lugar uma ação de sensibilização intitulada “À Descoberta das Emoções”, direcionadas aos alunos da turma do 2º ano de escolaridade.
Tratou-se de uma ação de sensibilização de carácter expositivo, pela qual se pretendeu apresentar aos alunos, através da leitura de histórias infantis, as emoções básicas (alegria, tristeza, raiva, medo e calma) bem como algumas estratégias de autorregulação.
Através da dinamização desta iniciativa, o essencial é que os alunos aprendam a reconhecer e a compreender as suas emoções, conseguindo encontrar meios e estratégias adequados para lidar com as suas emoções básicas, em contexto escolar e também pela vida fora.
A equipa responsável pela implementação desta ação de sensibilização foi a Psicóloga Carina Berenguer, em articulação com a docente titular de turma Lisandra Nunes. Contou-se ainda com o apoio da psicomotricista Elisabete Franco, para a dinamização de uma sessão de ioga dedicada à emoção da calma.
Num beijinho, num sorriso, numa chávena de chá.
Só eu e tu, sentados tranquilamente.
O amor está num abraço, numa mão que está sempre lá, para ajudar a levantar."
Sem comentários:
Enviar um comentário