quinta-feira, 27 de maio de 2021

Ação de sensibilização: "Um percurso na Laurissilva"

No âmbito do programa Eco-Escolas, decorreu no dia 26 de maio, no turno da manhã, no edifício escolar de Santo António da Serra, uma ação de sensibilização online intitulada "Um percurso na Laurissilva" dinamizada pela Dra. Cristina de Sá do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, dirigida à turma do 1.º e 2.º anos.
A floresta Laurissilva é uma floresta indígena porque a natureza criou sozinha a vegetação, as árvores e os arbustos.
Neste percurso pela Laurissilva ficámos a saber como é que os animais vieram parar à ilha da Madeira. Muitos troncos que vinham arrastados pelas correntes do mar trouxeram animais como os caracóis e as lagartixas. O mar também trouxe alguns animais como as tartarugas marinhas. Pelo ar chegaram as aves pela facilidade dos seus voos. Elas trouxeram sementes que depois germinaram e originaram novas plantas. 
A Madeira faz parte da Macaronésia, da qual fazem também parte as ilhas Canárias, os Açores e Cabo Verde. Ficámos a saber, de igual modo, que estas ilhas têm em comum alguma vegetação e alguns animais.
Ficámos a saber, ainda, que a vasta área da floresta Laurissilva concentra-se nos concelhos de Porto Moniz, São Vicente e Santana. 
E que idade terá a floresta Laurissilva?
Vinte milhões de anos!
E porque que razão a floresta Laurissilva está sempre verdinha? Porque as árvores da família das lauráceas que nela vivem são de folha persistente. São elas: o loureiro, o til, o barbusano e o vinhático.
Existem também outros arbustos na nossa floresta Laurissilva que são exclusivos na ilha da Madeira. Falamos do massaroco, da urze, da estreleira, entre outros.

Sabia que quando aparecem os líquenes nos troncos ou ramos das árvores indica que o ar é bom?! 
Relativamente às aves que habitam na floresta Laurissilva constatámos nesta sensibilização que são o Pombo-torcaz (o mais antigo e exclusivo da ilha da Madeira), o Tentilhão e o Bis-bis, que só habita aqui na nossa ilha.
Tivemos a oportunidade de ouvir os sons de algumas aves. 
O Fura-bardos também é uma ave muito importante para a preservação da floresta Laurissilva.
A floresta Laurissilva é uma floresta produtora de água pela formação frequente de nevoeiro. O nevoeiro toca nas folhinhas e ramos das árvores, que, por sua vez, absorvem as pequeninas gotinhas de água que se fixam na planta e começam a escorrer pela árvore abaixo, formando os lençóis de água. Daí termos muita água nas serras.
A floresta Laurissilva foi reconhecida em 1999 como património Mundial Natural da Unesco, há cerca de 22 anos atrás.

Vamos preservar a floresta Laurissilva! 
Muitíssimo Obrigado à Dra. Cristina de Sá do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza.

2 comentários:

  1. Saber que no Concelho de Machico e muito próximo da Escola, há a Serra das Funduras que também é área protegida pela Rede Natura 2000 por também ser Laurissilva. Muitos dos alunos conhecem mas poucos saberão que é área protegida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso falámos da Serra das Funduras à Dra. Cristina de Sá, do IFCN, na ação de sensibilização. :)

      Eliminar