quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Giro pelo património de Machico

Realizou-se ontem, 6 de fevereiro, mais uma atividade de parceria entre a nossa escola e o Núcleo Museológico - Solar do Ribeirinho.

As turmas do 3.º e 4.º anos de escolaridade saíram da escola em busca do património histórico de Machico, numa visita enriquecedora pelo centro do concelho, repleta de novos conhecimentos.

Começámos o nosso roteiro pela Capela de São Roque.



A Carolina Freire do Núcleo Museológico - Solar do Ribeirinho foi a dinamizadora deste giro pelo património de Machico que nos guiou e nos explicou os mais curiosos pormenores históricos.


A capela de São Roque foi mandada construir pelo Tristão Vaz Teixeira, segundo Capitão-donatário, agradecendo a São Roque o fim do surto da peste que atingiu a Capitania de Machico em 1488.





Da Capela de São Roque, passámos pelo Forte de Nossa Senhora do Amparo. 



Dirigimo-nos depois ao Largo dos Milagres, onde visitámos a importantíssima capela do Senhor dos Milagres, capela essa onde foi celebrada pela primeira vez uma missa na Madeira aquando os descobrimentos.




De regresso, vislumbrámos a imponente estátua de Tristão Vaz Teixeira.


Perto dali, encantámo-nos com a igreja Matriz de Machico, uma construção do reinado de Dom Manuel I.



Por fim, admirámos o Aqueduto de Machico que teve um importante papel no abastecimento de água pelo concelho.





Antes de regressarmos à nossa escola, ficámos ainda a saber os "tormentos do linho" através da exposição "Rota do linho", que está patente no Solar do Ribeirinho. 

Mas essa reportagem ficará para outra publicação.

Fique atento(a)!

Sem comentários:

Enviar um comentário