sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Brincadores de Sonhos - A Fábrica dos Brinquedos

CONTINUAMOS A SER BRINCADORES DE SONHOS!

Nos dias dezassete e vinte e quatro de janeiro, a turma do 4.º ano trabalhou, uma vez mais, o programa Brincadores de Sonhos, nomeadamente, a sessão número cinco - A FÁBRICA DOS BRINQUEDOS.


Brincar é crescer.
Brincar é divertir-se.
Por meio das brincadeiras, a criança trabalha as suas potencialidades, limitações, habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas.

Assim sendo, iniciámos esta sessão com um jogo. 


Num saco estavam três objetos. Cada objeto representava uma atividade lúdica. Foram escolhidas três alunas e cada uma retirou um objeto sem espreitar, fora da sala de aula.


O livro representava as atividades de leitura e de escrita.


A bola representava as atividades ou jogos desportivos.


A caixa de marcadores representava as brincadeiras artísticas, o desenhar, o pintar, o criar, o construir.

De seguida, as alunas entraram para a sala de aula e mostraram os objetos à turma.
Em simultâneo, cada aluno teve de escolher o objeto com que mais se identificava, ou seja, aquele com que prefere brincar e colocar-se atrás da pessoa que tinha esse objeto na mão.


Curiosamente, o objeto mais escolhido foi a bola. Todos os rapazes escolheram-na e praticamente todas as raparigas também. Perguntámos o porquê desta escolha. A resposta dos rapazes foi óbvia. As raparigas já argumentaram que gostavam muito do desporto, nas mais diversas modalidades, por isso preferiram escolher a bola do que qualquer outro objeto.

Depois, questionámos: "Se não houvesse a bola que outro objeto escolheriam?"
Perante esta nova realidade, as escolhas já foram mais equilibradas.
Porém, constatou-se que a turma gosta muito do desporto.

Posto isto, lemos a história que acompanha esta sessão: "O nervosismo dos Cães".


Através da exploração desta história, explorámos o conceito da empatia. Tínhamos como objetivo aperfeiçoar a capacidade de escutar atentamente quando alguém fala.


Conversou-se muito e concluímos que é mais importante escutar do que ouvir.
Ora, para que os alunos colocassem em prática esta capacidade de saber ouvir os outros, de perceber as suas reações, emoções ou atitudes, passámos para a atividade seguinte que foi o sorteio de um amigo secreto.



Cada aluno tirou um papelinho. Esse nome seria o seu amigo secreto durante a semana seguinte. Cada um teria de estar muito atento em todos os contextos escolares para depois descrever à turma quem era, sem nunca revelar o seu nome.


Tivemos de realizar algumas vezes o sorteio pois, em algumas situações, saía o próprio nome do aluno que estava a retirar o papel. Foi uma risada total!


Ao fim de várias tentativas, lá sorteámos o amigo secreto!


Ainda neste dia, na aula TIC, no turno da tarde, os alunos estiveram a escrever uma mensagem para o seu amigo secreto. Esta mensagem era uma prenda, um conselho, uma palavra amiga.

Veja os trabalhos elaborados:











Na semana seguinte, no dia 24 de janeiro, iniciámos a sessão com a revelação do amigo secreto, onde cada um descreveu o seu amigo, partilhando também o que observou durante a semana anterior. Foi curioso descobrir que dois alunos eram o amigo secreto um do outro.
Foi um momento muito divertido, com muitas gargalhadas.

Concluímos que o melhor presente é estar presente!

Para reforçar essa ideia quisemos oferecer um presente à escola, aos colegas, a todos aqueles que nos visitassem.
Algo que ficasse presente!
Então decidimos oferecer à escola um mural. Um mural dos valores!
Assim, metemos mãos à obra e lá começámos...







Ainda nesta manhã, aproveitámos para, em conjunto, escolher os espaços físicos da escola para representar as doze diferentes sessões do programa Brincadores de Sonhos.


Na aula TIC, na parte da tarde, os alunos estiveram a elaborar balões de valores para depois serem afixados no nosso mural. No mural dos valores.

Nós revelamos apenas alguns, o resto é surpresa!




Para a semana, trabalharemos a 6.ª sessão do programa Brincadores de Sonhos que abordará a assertividade, a autoafirmação na relação interpessoal.
Chegaremos assim à OFICINA DAS EMOÇÕES!
Até lá, brinque muito!

Sem comentários:

Enviar um comentário