Nos dias dezassete e vinte e quatro de janeiro, a turma do 4.º ano trabalhou, uma vez mais, o programa Brincadores de Sonhos, nomeadamente, a sessão número cinco - A FÁBRICA DOS BRINQUEDOS.
Brincar é crescer.
Brincar é divertir-se.
Por meio das brincadeiras, a criança trabalha as suas potencialidades, limitações, habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas.
Assim sendo, iniciámos esta sessão com um jogo.
Brincar é divertir-se.
Por meio das brincadeiras, a criança trabalha as suas potencialidades, limitações, habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas.
Assim sendo, iniciámos esta sessão com um jogo.
O livro representava as atividades de leitura e de escrita.
A bola representava as atividades ou jogos desportivos.
A caixa de marcadores representava as brincadeiras artísticas, o desenhar, o pintar, o criar, o construir.
De seguida, as alunas entraram para a sala de aula e mostraram os objetos à turma.
Em simultâneo, cada aluno teve de escolher o objeto com que mais se identificava, ou seja, aquele com que prefere brincar e colocar-se atrás da pessoa que tinha esse objeto na mão.
Curiosamente, o objeto mais escolhido foi a bola. Todos os rapazes escolheram-na e praticamente todas as raparigas também. Perguntámos o porquê desta escolha. A resposta dos rapazes foi óbvia. As raparigas já argumentaram que gostavam muito do desporto, nas mais diversas modalidades, por isso preferiram escolher a bola do que qualquer outro objeto.
Depois, questionámos: "Se não houvesse a bola que outro objeto escolheriam?"
Perante esta nova realidade, as escolhas já foram mais equilibradas.
Porém, constatou-se que a turma gosta muito do desporto.
Posto isto, lemos a história que acompanha esta sessão: "O nervosismo dos Cães".
Ora, para que os alunos colocassem em prática esta capacidade de saber ouvir os outros, de perceber as suas reações, emoções ou atitudes, passámos para a atividade seguinte que foi o sorteio de um amigo secreto.
Cada aluno tirou um papelinho. Esse nome seria o seu amigo secreto durante a semana seguinte. Cada um teria de estar muito atento em todos os contextos escolares para depois descrever à turma quem era, sem nunca revelar o seu nome.
Tivemos de realizar algumas vezes o sorteio pois, em algumas situações, saía o próprio nome do aluno que estava a retirar o papel. Foi uma risada total!
Ao fim de várias tentativas, lá sorteámos o amigo secreto!
Ainda neste dia, na aula TIC, no turno da tarde, os alunos estiveram a escrever uma mensagem para o seu amigo secreto. Esta mensagem era uma prenda, um conselho, uma palavra amiga.
Veja os trabalhos elaborados:
Na semana seguinte, no dia 24 de janeiro, iniciámos a sessão com a revelação do amigo secreto, onde cada um descreveu o seu amigo, partilhando também o que observou durante a semana anterior. Foi curioso descobrir que dois alunos eram o amigo secreto um do outro.
Foi um momento muito divertido, com muitas gargalhadas.
Concluímos que o melhor presente é estar presente!
Para reforçar essa ideia quisemos oferecer um presente à escola, aos colegas, a todos aqueles que nos visitassem.
Algo que ficasse presente!
Então decidimos oferecer à escola um mural. Um mural dos valores!
Assim, metemos mãos à obra e lá começámos...
Nós revelamos apenas alguns, o resto é surpresa!
Para a semana, trabalharemos a 6.ª sessão do programa Brincadores de Sonhos que abordará a assertividade, a autoafirmação na relação interpessoal.
Chegaremos assim à OFICINA DAS EMOÇÕES!
Até lá, brinque muito!
Sem comentários:
Enviar um comentário